Notícias

Zoetis lança Inforce 3, vacina que protege o gado contra pneumonia com apenas uma dose

Inforce 3 proporciona proteção rápida e superior contra doenças respiratórias em bovinos de leite e de corte
A Firefox4 Zoetis, companhia global de saúde animal, lança a primeira e única vacina no mercado aplicada de forma intranasal que protege o gado contra doenças respiratórias causadas por vírus sincicial bovino (BRSV), rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR) e parainfluenza (PI3). Trata-se da Inforce 3, vacina que protege desde bezerros até animais adultos com apenas uma dose.
“A Inforce 3 pode ser aplicada em bezerros a partir do 1º dia de vida. Isso é possível porque os anticorpos adquiridos via colostro não interferem na imunidade ativada pela vacina. Outro diferencial é a rapidez da ação – após a vacinação, o sistema imune do animal é ativado em poucas horas para combater os principais agentes virais relacionados à pneumonia”, explica Ocilon Filho, gerente de produtos da Zoetis. “É uma inovação que a Zoetis tem orgulho em trazer para o Brasil.”
Causado por diversos agentes infecciosos virais e bacterianos, o complexo da doença respiratória dos bovinos (DRB) apresenta maior incidência nas primeiras semanas de confinamento, sendo a enfermidade de maior importância nesse sistema de produção. Em gado leiteiro, é uma das principais causas de mortalidade, principalmente nas fases iniciais de vida.
“Os micro-organismos que desencadeiam a DRB estão presentes em todos os sistemas produtivos e em todos os rebanhos bovinos, sejam leiteiros ou de corte. A causa primária da DRB são infecções virais ray ban outlet que, com frequência, são acompanhadas por infecções bacterianas secundárias. Devido à presença constante e permanente desses micro-organismos nos rebanhos bovinos não há como erradicar esses patógenos”, comenta Amauri Alfieri, professor da Universidade Estadual de Londrina. Nos estudos de eficácia do produto, menos de 6% dos animais vacinados com Inforce 3 desenvolveram doença após a inoculação viral. Já em animais não vacinados, 100% ficaram doentes.
Além disso, nos estudos feitos pela companhia, também foi constatado que a vacinação com o produto reduziu significativamente a quantidade de lesões pulmonares causadas pelo BRSV. “Esses dados mostram que a Inforce 3 preveniu pneumonias clínicas e subclínicas. Na prática, isso se traduz em maior desempenho e menor custo com tratamentos, redução da utilização de mão de obra, menor chance de infecção bacteriana oportunista e menos mortes”, explica Ocilon.
Na composição da Inforce 3 há dois importantes patógenos virais para o trato respiratório superior bovino: herpesvírus bovino 1 (BoHV-1) e o parainfluenza 3 (PI3). A vacina inclui ainda o vírus respiratório sincicial bovino (BRSV), que é o vírus mais patogênico do trato respiratório de bovinos e que também compromete o trato respiratório inferior, ocasionando pneumonias.
 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago