Palestras e debates sobre os requisitos mínimos para proteção dos animais ocorrem nos dias 11, 12 e 13
Brasília (10/6/2013) – Começa nesta terça-feira, 11 de junho, o Workshop Internacional de Bem-Estar dos Animais de Produção, em São Pedro (SP). O evento faz parte de uma parceria da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Embrapa e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Até o dia 13, ocorrerá uma série de palestras e debates sobre bem-estar animal, sustentabilidade coorporativa, entre outros. A coordenadora da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do Mapa, Andrea Parrilla, falará sobre as ações do Mapa quanto aos aspectos de legislações para melhorar o bem-estar animal. “Teremos a oportunidade de discutir o assunto com profissionais renomados da área, além de debater a Instrução Normativa nº 3 que aprova o regulamento técnico de manejo pré-abate e abate humanitário", explicou a coordenadora.
Também participará do evento, o diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Mapa, José Guilherme Leal. Segundo ele, o workshop possibilitará a troca de experiências sobre as práticas e os métodos inovadores de manejo dos animais voltados ao consumo seja durante a sua criação, seu transporte e o abate. “O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais interessados em evoluir no que se refere ao bem-estar animal”, disse.
A Instrução Normativa nº 3, que estabelece os requisitos mínimos para a proteção dos animais antes e durante o abate, esteve por 70 dias em consulta pública para sugestões. A previsão é de três meses para que as novas regras entrem em vigor.
Fonte: MAPA
