Notícias

Vendas externas de ovos férteis recuaram quase 9% no 1º semestre

Encerrando o primeiro semestre de 2016, as exportações brasileiras de ovos férteis para a produção de pintos de corte registraram evolução significativa em relação ao mesmo mês do ano passado, ao mesmo tempo em que registraram o primeiro resultado positivo dos últimos 16 meses. Mesmo assim, o período foi marcado por redução de, praticamente, 9% em relação ao primeiro semestre de 2015.
Em junho, o total embarcado ficou em cerca de 11,831 milhões de unidades, resultado que representou volume quase um quarto superior ao do mesmo mês de 2015 (9,5 milhões de unidades) e que, sob o aspecto da variação anual, correspondeu à primeira variação positiva registrada desde março de 2015.
Mas o ganho, neste caso, foi apenas aparente. Pois devido, apenas, às baixas exportações de um ano atrás – entre as menores dos últimos cinco anos. Tanto que o total embarcado nos seis primeiros meses de 2016 ficou em pouco mais de 72 milhões de unidades 106/2/21 – o segundo pior resultado para um primeiro semestre desde 2010.
Mantido o desempenho atual, as exportações de ovos férteis de 2016 chegarão aos 144 milhões de unidades, o que significará aumento próximo de 3% em relação a 2015. Mas ainda assim continuarão inferiores às registradas em 2014, 2011 ou 2010 (um recorde ainda não superado).
O desafio, porém, será alcançar, pelo menos, o que foi exportado no primeiro semestre. Pois o comportamento do mercado internacional sugere repetição dos desempenhos registrados em 2012 e 2015, exercícios em que os embarques do semestre final do ano recuaram em relação ao primeiro semestre.

Editor RuralSoft

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago