Notícias

Vacinação contra raiva atinge quase 90% do rebanho no Tocantins

A campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos), que ocorreu de 1º a 30 de novembro, no estado do Tocantins, alcançou o índice de cobertura vacinal de 87,82%, nos municípios onde a vacinação é obrigatória: Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Colinas do Tocantins, Bandeirantes e Palmeirante. No total, 587.391 herbívoros foram vacinados, dos 668.795 animais existentes.

Para o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, o resultado é satisfatório, já que a obrigatoriedade da vacinação nestas cidades foi exigida a partir de 2015. “Queremos sempre superar metas para garantir 100% do rebanho imunizado. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, por isso precisamos fortalecer ainda mais este ato, aliado a consciência dos produtores rurais, para garantirmos a sanidade do rebanho”, destaca.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Emerson Cavalcante, explica que os inadimplentes serão notificados, multados em R,32 por animal e R$ 127,69 pela não declaração, além de ficarem impedidos de movimentar seus animais. “Nossos técnicos farão a vacinação assistida dos 12,18% animais restantes, para garantir que todos recebam a dose da vacina” explica.

Desde 2015, a vacinação contra a raiva passou a ser obrigatória em sete municípios do Tocantins. A campanha ocorre anualmente no mês de novembro, indicada para todos os herbívoros, indiferente da faixa etária. Nos casos dos animais que receberam a dose pela primeira vez (primovacinados), é necessária uma revacinação com 30 dias. Lembrando que no restante do Estado, onde a vacinação não é obrigatória, os produtores rurais podem vacinar em qualquer época do ano.

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago