Notícias

Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa na segunda-feira

Está tudo pronto para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal. A agulha oficial, vacinação efetuada pelos próprios técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), começará na próxima segunda-feira, 1º, e segue até 30 de setembro. As equipes percorrerão 335 retiros cadastrados para vacinar mais de 90 mil bovídeos (bovinos e bubalinos), incluindo o rebanho de indígenas e produtores rurais.
De acordo com responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende, o trabalho de conscientização e orientação dos procedimentos que envolvem a ação, iniciado no dia 10 de julho, está sendo encerrado esta semana. “Seguiremos New o agendamento estabelecido em cada retiro, para termos agilidade e efetuarmos com eficácia e eficiência nossos trabalhos, uma vez que todos os envolvidos já foram notificados”, explicou.
O Governo do Estado custeará integralmente a vacinação dos bovídeos pertencentes aos indígenas, com a aquisição de 18 mil doses da vacina. “É uma segurança a mais para garantirmos que todos os animais sejam imunizados. A febre aftosa merece um controle rígido, pois tem grande impacto econômico”, destaca o presidente da Adapec, Humberto Camelo.
Campanha
Na Ilha do Bananal a vacinação ocorre uma vez por ano, diferente do restante do Estado que têm no calendário duas etapas anuais, realizadas em maio e novembro. Isto ocorre devido às características geográficas da região, já que o período chuvoso é extenso e impede o acesso dos técnicos a todos os animais.
A declaração da vacinação é feita de imediato, já que é realizada pelo serviço oficial. Os animais criados soltos, após serem vacinados, serão identificados através de um corte nos pelos da vassoura da cauda. Todas as propriedades rurais serão georreferenciadas e aplicado questionários, visando observar o tipo de criação, estrutura, manejo sanitário, entre outros.
Estarão envolvidas as equipes da Adapec dos municípios de Sandolândia, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. Na região confrontante ao estado de Mato Grosso, a vacinação dos animais ficará na responsabilidade do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea). Em 2015, a Adapec vacinou 84.305 animais e o Indea 8.938 animais.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago