Categories: ArtigosGado de Leite

Vacas magras tem mais chance de desenvolverem problemas de casco

Vacas magras tem mais chance de desenvolverem problemas de cascProblemas de casco são importantes do ponto de vista de bem estar animal em fazendas leiteiras. Infelizmente ainda temos muito para aprender em relação às causas de problemas de casco como: úlcera de sola, hemorragia de sola e doença da linha branca. Pesquisas realizadas com cavalos sobre laminite têm sido utilizadas para responder algumas questões de problemas de casco em vacas leiteiras, sem levar em consideração diferenças anatômicas e fisiológicas entre cavalos e vacas.

Condições de instalações ruins certamente aumentam o risco de problemas de casco. O sistema suspensório da vaca é menos desenvolvido do que o sistema de um equino. Portanto o coxim digital de uma vaca recebe mais peso do que o coxim de um cavalo. O coxim digital é feito basicamente de gordura, é localizado abaixo da falange distal e é importante para diminuir a pressão no casco. É a parte que absorve o impacto de cada passo da vaca.

A espessura do coxim digital foi altamente relacionada com problemas de casco em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cornell. Das 501 vacas avaliadas, os animais com coxim mais fino apresentaram 15 pontos percentuais a mais de prevalência de problemas de casco do que vacas com coxim mais grosso. Em adição, a espessura do coxim foi associada com a condição corporal (ECC) do animal: vacas magras apresentaram coxim mais fino e vacas gordas, coxim mais grosso.

A espessura do coxim e ECC diminuíram do parto até o quarto mês de lactação, quando alcançaram o menor valor. Sabendo que vacas mobilizam gordura de múltiplo locais do corpo no início da lactação, é provável que também haja mobilização de gordura do coxim.

Até recentemente era aceito que ECC era uma consequência de problemas de cascos devido ao menor tempo de alimentação. Entretanto, este experimento nos mostra o contrário: ECC pode ser a causa de problemas de casco, não consequência.

Vacas com problemas de casco não diminuem o tempo de alimentação em todas as situações. Somente vacas com problemas mais severos diminuem o consumo de matéria seca (CMS). Algumas vacas com problemas de casco até mesmo aumentam a taxa de alimentação.

O desafio é balancear a perda de ECC no início da lactação para suportar uma boa produção de leite e saúde, minimizando o risco de problemas de casco. Entretanto, esta claro que o manejo do ECC durante o período de transição e início de lactação é de extrema importância para o bem estar animal.

 

rsuser

Share
Published by
rsuser
Tags: gado

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago