O sistema de posicionamento global (GPS) possibilitou o desenvolvimento e implantação do sistema de agricultura de precisão, através de suas informações geográficas (GIS), assim é possível coletar dados em tempo real e com informações precisas de posição. Com os dados informados é possível realizar um planejamento de plantio, mapeamento em campo, amostragem de solo, direcionamento do trator, inspeção da colheita, tempos variáveis de aplicação e mapeamento da produção. E ainda, os produtores podem fazer todo o trabalho, mesmo em condições adversas, como baixa visibilidade do campo em detrimento da chuva, poeira, névoa ou escuridão.
Esse sistema de coleta de dados recebe o nome de agricultura de precisão, ou seja, é possível coletar as informações geoespaciais sobre os requisitos relativos ao conjunto solo-planta-animal e prescrever e aplicar ações específicas e localizadas, visando o aumento da produção e a proteção do meio ambiente.
A agricultura de precisão tem ganhado espaço, pois trabalha com inovações como a integração de computadores de bordo, sensores coletores de dados, e sistemas de posicionamento e de contagem de tempo do GPS. Os benefícios observados com a agricultura de precisão são muitos, o processo pode ser aplicado por qualquer produtor, seja ele de grande, médio ou pequeno porte.
Dentre as vantagens estão: a localização precisa das amostras do solo e a coleta e análise de dados permitem a aplicação localizada e diferenciada de produtos químicos e a densidade da plantação mais adequada à área específica;a navegação no campo minimiza redundâncias e falhas na aplicação de fertilizantes e produtos químicos e permite a máxima abrangência do terreno, em menor tempo possível; é possível trabalhar em condições adversas, contribuindo para produtividade; o monitoramento permite a preparação futura do campo; entre outros.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…