Notícias

Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar faz doações a entidades socioassistenciais em São Luiz Gonzaga

Amostras de trigo e soja, coletadas pela Unidade de Classificação (UCL) da Emater/RS-Ascar em São Luiz Gonzaga são transformadas em solidariedade. Na última semana, a UCL realizou a entrega de aproximadamente 120 quilos de soja e 100 quilos de trigo para o Lar Escola, de São Luiz Gonzaga, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social no município.

As amostras são coletadas durante os acompanhamentos de controle de qualidade no embarque dos produtos que são destinados às indústrias ou cooperativas. São analisados critérios como matérias estranhas e impurezas, umidade, grãos avariados, grãos furados e peso Hectolitro (pH). “De cada caminhão são retirados cerca de cinco quilos de amostras, que depois de realizadas todas as análises solicitadas pelo cliente, são arquivadas por cerca de uma semana, para fins de arbitragem caso ocorra algum problema quando o produto chegar ao destino”, explica o gestor da Unidade de Classificação, Patrick Rosa. Depois deste período as amostras são doadas para entidades legalmente cadastradas com fins socioassistenciais.

Classificação e Certificação

Além do serviço de controle da qualidade no embarque ou desembarque de produtos vegetais, a Emater/RS-Ascar oferece outros serviços que visam garantir e aumentar o controle da qualidade e segurança dos alimentos ofertados aos consumidores, tais como Classificação (análises físicas e/ou físico-químicas), Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural, Certificação da Qualidade dos Processos de Produção da Erva-mate, Treinamentos em Qualidade na Classificação de Produtos Vegetais e Boas Práticas no Armazenamento de Grãos.

Em todo o Estado são 30 unidades de Classificação e 12 postos nas fronteiras, além de um Laboratório de Análises, localizado em Porto Alegre, que está acreditado na CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar análises físico-químicas de produtos de origem vegetal para fins de classificação, em amostras oriundas do controle oficial do MAPA.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago