Categories: Notícias

Unica: moagem de cana ganha força e cresce 6,8% na 2ª quinzena de maio

O número de usinas em operação ainda permanece abaixo do observado em 2013

A moagem de cana-de-açúcar pelas unidades produtoras do Centro-Sul do Brasil ganhou força na segunda quinzena de maio e totalizou 37,98 milhões de toneladas, 6,85% superior na comparação com igual período de 2013 (35,54 milhões de toneladas). De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), contudo, o volume é 2,44% menor em relação à primeira metade do mês passado (38,93 milhões de toneladas).

No acumulado desde o início da safra 2014/2015 até 1º de junho, a moagem alcançou 117,50 milhões de toneladas, praticamente estável ante igual intervalo de 2013/2014 (117,68 milhões de toneladas).

Segundo o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, o número de usinas em operação ainda permanece abaixo do observado em 2013. Até o final do mês passado, 260 unidades estavam em operação no Centro-Sul – das quais oito iniciaram a safra na segunda quinzena de maio – contra 280 registradas na mesma data do ano anterior.

Em relação à quebra agrícola, esta atingiu cerca de 6,5% em maio, segundo estatísticas do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), principalmente em função da estiagem nos primeiros meses do ano. No acumulado desde o início da safra até o final de maio, o rendimento médio do canavial colhido na região alcançou 77,30 toneladas de cana por hectare (-8,84%).

“Em algumas localidades do Centro-Sul essa queda da produtividade agrícola foi ainda mais acentuada, a ponto de algumas unidades reduzirem o ritmo de moagem para evitar o avanço da colheita sobre áreas de cana mais nova, com menos de 12 meses”, destacou Rodrigues. A expectativa é de que esta quebra agrícola persista e seja crescente, principalmente para a cana disponível para colheita no último terço da safra, acrescentou.

ATR

A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana atingiu 128,08 kg na última metade de maio – leve recuperação comparativamente aos 121,51 kg obtidos nos primeiros quinze dias do mês, mas queda de 2,74% em relação à mesma quinzena de 2013 (131,68 kg/t).

No acumulado desde o início da safra 2014/15 até 1º de junho, o teor de ATR por tonelada de matéria-prima alcançou 118,68 kg/t (-1,79%).

 

POR: ESTADÃO CONTEÚDO

FONTE: GLOBO RURAL

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago