Notícias

Turma do Campo Aprendiz encerra atividades com mais de 70% dos participantes contratados

A tarde de quarta-feira (13) foi de festa para os 14 participantes do programa Campo Aprendiz – Mecanização Agrícola- Soja e Milho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) entregou os certificados de conclusão da qualificação de 960 horas. “Para o SENAR é uma honra ofertar esse programa que representa uma nova oportunidade para essas pessoas”, afirmou o presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Rui Prado.

Segundo o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidônio, dos 14 formandos, 10 já foram contratados e estão trabalhando nas empresas Amaggi ou no grupo Bom Futuro, parceiras da instituição na realização da capacitação. “Não existe prova de sucesso maior do que este, o aproveitamento das pessoas qualificadas pelo mercado de trabalho”, afirmou.

O formando Adriano de Almeida, 20, é um dos que foram contratados pelo grupo Bom Futuro após passar pelo Campo Aprendiz. Ele morava em Acorizal, e agora se mudou para Campo Verde, onde irá atuar como operador de trator na fazenda São Miguel. “Estou muito feliz e satisfeito com o curso do Senar. Além de nos ensinar a parte teórica e a pratica da operação nos ensinou a sermos pessoas melhores, a queremos buscar cada vez mais conhecimento”, comentou.

A coordenadora de Desenvolvimento Organizacional, da Bom Futuro, Simone Lala Veras afirmou que a empresa acredita muito no projeto. “O Campo Aprendiz beneficia muito mais do que o aprendiz, beneficia toda a família que vê um futuro promissor para o participante”, diz. O pensamento é compartilhado pela analista de “Apoio a gente”, da Amaggi, Marizete Tomaz. “Estamos muito satisfeitos com o programa e sempre de portas abertas para parcerias como esta”, afirmou.

O programa teve início em 2011 como “Jovem Aprendiz”,  em 2012 foi reformulado e passou a ser chamado “Campo Aprendiz”, com o objetivo de qualificar jovens de 18 a 24 anos para serem inseridos no mercado de trabalho rural. Até o ano de 2015 havia capacitado 181 pessoas. Durante a qualificação os participantes aprendem temas como relacionamento interpessoal, gestão empreendedora, noções de informática, saúde e segurança no trabalho, NR12 – máquinas e equipamentos, tecnologia de precisão – soja e milho, aplicação de agrotóxico utilizando pulverizador autopropelido entre outros temas, além da prática profissional acompanhada em propriedades rurais.

Este ano o SENAR-MT contou com a parceria do Projeto Ação Integrada, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Governo do Estado, por meio da Seduc e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo