Categories: Notícias

Troca de sementes poderá ser feita em cooperativas no RS

Os produtores do Rio Grande do Sul podem trocar as sementes próprias de soja por outras, certificadas, diretamente em suas cooperativas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ampliou o alcance da operação de troca, com o objetivo de facilitar o acesso dos produtores, e segundo o superintendente regional, Carlos Farias, “o sucesso já está confirmado”.
Ele citou a assinatura, pelos produtores, de mais de cem termos de intenção de troca antes mesmo da desburocratização das regras da operação. A mudança foi solicitada pelas federações dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), da Agricultura Familiar (Fetraf) e das Cooperativas Agropecuárias do estado (Fecoagro). “As cooperativas serão as articuladoras da operação e os produtores poderão fazer a permuta em conjunto”, explicou. Mas o produtor também pode assinar o termo individualmente e continuam valendo os que já foram encaminhados, acrescentou.

Os 350 sindicatos de trabalhadores rurais do estado começaram a receber nesta sexta-feira (06/10) correspondência da Fetag, pedindo para que orientem os associados a procurar imediatamente sua cooperativa para a troca da soja. “Nós ganhamos mais do que pedimos, afirmou o presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, que também destacou a suspensão da cobrança do custo de classificação, que seria recolhido pelo produtor, e o pagamento com autenticação dos documentos necessários.

A Conab também confirmou para quarta-feira (11/10) a realização de novo leilão com o objetivo de adquirir as 46.400 toneladas de semente de soja certificada restantes. “O governo federal prometeu disponibilizar 80 mil toneladas do produto para a substituição das sementes, mas se a oferta for maior, nada impede que a operação de troca seja ampliada”, lembrou Farias.

No primeiro leilão, a Conab adquiriu 33.606 toneladas de sementes de soja, ao preço de R$ 0,65/kg. (da Agência Brasil, repórter Shirley Prestes)

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago