Notícias

Trigo: USDA traz números diferentes da Conab

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta segunda-feira (12.09) sua estimativa de oferta e demanda de trigo para a temporada 2016/17. Para o Brasil, o órgão estima produção de 6 milhões de toneladas, com estoques finais subindo para 1,51 milhão de toneladas.
Os números do USDA vieram ante com grandes diferenças em relação ao projetado pela Conab na última quinta-feira (08.09). Se por um lado a produção é semelhante, ficando em 6,2 milhões de toneladas, os estoques finais são bem menores: apenas 900 mil toneladas.
De acordo com o analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco, se o USDA estiver certo os preços cairão muito no Brasil, porque teremos estoques finais para o equivalente a, praticamente, dois meses de esmagamento no Brasil. Com isso, nem os moinhos nem as fábricas de ração precisarão elevar muito os preços para se abastecer.
Por outro lado, segundo o especialista em mercado de trigo, “se a Conab estiver certa, teremos preços de equilibrados a um pouco mais altos do que a média no Brasil apresentada acima, porque sobrará apenas o estoque para um mês de moagem e isto poderá levar a disputas pelos lotes disponíveis”.
A Consultoria Trigo & Farinhas projeta que os preços do trigo no Brasil para a safra 2016/17 deverão ficar na média atual, sem subir muito mais, porque deverá haver sobra para um mês e meio de moagem dos moinhos no Brasil. “Tudo vai depender, então, do que acontecer com o clima, as rações, a eventual aquisição do governo e se for exportado algum lote, diminuindo a disponibilidade interna”, conclui Pacheco.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago