O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promoveu, na última semana de abril, o curso de prevenção de doenças e acidentes relacionadas ao trabalho rural, no município de Irineópolis, no planalto norte catarinense.
A proposta atendeu o disposto da NR-31, item 31.6.6: “O estabelecimento com mais de 10 até 50 empregados fica dispensado de constituir Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR), desde que o empregador rural ou preposto tenha formação sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, necessária ao cumprimento desta norma regulamentadora”.
O instrutor Fábio Evaristo ressaltou que a Norma Regulamentadora 31 (NR 31) tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e a saúde e meio ambiente do trabalho.
“O que mais marcou para os participantes foram as interpretações das normas, pois o grande objetivo é resguardar a saúde e a integridade física das pessoas. Desta maneira, tornar o trabalho digno e cuidar da vida”, observou Evaristo.
De acordo com a supervisora do SENAR/SC na região norte, Carine Weiss Carneiro, os oito participantes aprenderam sobre relações humanas no trabalho; conceitos de legislação trabalhista e previdenciária; causas e origens de acidentes; investigação de acidentes de trabalho (teoria, prática, exercício); princípios gerais de higiene no trabalho; ergonomia; riscos ambientais; uso e conservação dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e dos equipamentos de proteção coletiva (EPC’s); inspeção de segurança no trabalho; proteção de máquinas e equipamentos; noções de primeiros socorros; noções de combate a incêndio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e dependência química.
O SENAR criou um vídeo para auxiliar os trabalhadores rurais na realização das atividades diárias e, assim, evitar problemas de saúde.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…