Notícias

Trabalhador rural catarinense recebe treinamento sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promoveu, na última semana de abril, o curso de prevenção de doenças e acidentes relacionadas ao trabalho rural, no município de Irineópolis, no planalto norte catarinense.
A proposta atendeu o disposto da NR-31, item 31.6.6: “O estabelecimento com mais de 10 até 50 empregados fica dispensado de constituir Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR), desde que o empregador rural ou preposto tenha formação sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, necessária ao cumprimento desta norma regulamentadora”.
O instrutor Fábio Evaristo ressaltou que a Norma Regulamentadora 31 (NR 31) tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e a saúde e meio ambiente do trabalho.
“O que mais marcou para os participantes foram as interpretações das normas, pois o grande objetivo é resguardar a saúde e a integridade física das pessoas. Desta maneira, tornar o trabalho digno e cuidar da vida”, observou Evaristo.
De acordo com a supervisora do SENAR/SC na região norte, Carine Weiss Carneiro, os oito participantes aprenderam sobre relações humanas no trabalho; conceitos de legislação trabalhista e previdenciária; causas e origens de acidentes; investigação de acidentes de trabalho (teoria, prática, exercício); princípios gerais de higiene no trabalho; ergonomia; riscos ambientais; uso e conservação dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e dos equipamentos de proteção coletiva (EPC’s); inspeção de segurança no trabalho; proteção de máquinas e equipamentos; noções de primeiros socorros; noções de combate a incêndio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e dependência química.
O SENAR criou um vídeo para auxiliar os trabalhadores rurais na realização das atividades diárias e, assim, evitar problemas de saúde.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago