Notícias

Tourinhos para agregar valor

Feiras do Pró-Genética deverão incluir mais de 2 mil animais de raça na agricultura familiar neste ano

Pecuaristas de pequeno porte estão ganhando um empurrão de produtividade. Mais de 2 mil touros de alta genética serão introduzidos nos rebanhos da agricultura familiar de Minas Gerais até o fim do ano. Os produtores poderão adquirir esses animais em 40 feiras do Pró-Genética, criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Para José Alberto de Ávila Pires, coordenador técnico de Bovinos da Emater-MG, executora do programa, essa é uma excelente oportunidade para a melhoria da qualidade dos plantéis de corte e de leite do estado.

“Os animais selecionados para as Feiras do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais) têm excelência genética garantida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e serão oferecidos em maior volume nos municípios do Norte de Minas. Nesse caso, o gado predominante será o nelore, indicado para aperfeiçoar os rebanhos de corte”, acrescenta o coordenador.

Na sexta-feira, por exemplo, 36 touros nelore e brahman foram oferecidos aos pecuaristas durante a 4ª Feira de Tourinhos do Pró-Genética em Iturama, no Triângulo Mineiro. Ávila Pires explica que as feiras de tourinhos sempre contam com um volume excedente de reprodutores de alta genética para atender inclusive aos pecuaristas não incluídos no grupo da agricultura familiar. Nesse caso eles também receberão a ajuda dos técnicos da Emater, principalmente para escolher os reprodutores adequados aos seus criatórios.

Um acompanhamento mais amplo é reservado aos agricultores familiares mobilizados pela Emater, que contam com ajuda dos extensionistas inclusive para fazer ou atualizar o cadastro bancário e escolher a linha de crédito mais adequada para a aquisição dos touros. Com esse suporte, Iturama obteve destaque estadual por meio da Feira do Pró-Genética realizada em 2011, ao registrar a venda de 116 touros de raça para produtores locais e da região formada também por Limeira do Oeste, Carneirinho, Campina Verde, São Francisco de Sales e União de Minas.

Além da Emater, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), também vinculado à Secretaria da Agricultura, participa da execução do Pró-Genética. As ações são desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Criadores de Girolando, sindicatos rurais, prefeituras, cooperativas, Bancos do Brasil e do Nordeste e Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Fonte:
Caderno Agropecuário
Jornal Estado de Minas
Data: 23/07/2012

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo