Categories: Notícias

TO: Armazém da Coapa inicia recebimento de soja da Safra 2014/2015

Na manhã da segunda-feira, 19 de janeiro, o armazém da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso (TO), recebeu o primeiro caminhão carregado com soja da Safra 2014/2015. 

As 41.280 toneladas da oleaginosa foram cultivadas na propriedade da cooperada Beatriz Helena Pontes Ramos, localizada no município de Miracema do Tocantins. 

Segundo o encarregado administrativo operacional da unidade de grãos, Michel Douglas Ramos da Silva, a previsão é que o recebimento de soja se intensifique a partir da primeira quinzena do próximo mês de fevereiro. 

Segundo o Departamento Técnico da Coapa, na Safra 2014/2015 49 produtores plantaram 27.430 hectares nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Rio Sono, Itacajá, Rio dos Bois e Miracema. 

Recorde no recebimento de grãos 

Na Safra 2013/2014, o armazém da Coapa em Pedro Afonso recebeu 83.525 toneladas de soja, quando a meta era recepcionar 70 mil toneladas. Também fora recebidas 19.239 toneladas de milho, número bem superior as 10 mil toneladas estipuladas inicialmente. Os dois volumes foram os maiores contabilizados nos 16 anos de história da cooperativa. 

A produção de soja foi entregue por 83 produtores, cooperados e não cooperados, além de tradings, sendo proveniente de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso. 

Já o milho foi produzido por 29 produtores, sendo 21 cooperados e oito não cooperados, dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Rio dos Bois, Guaraí, Itacajá, Tupiratins, Miranorte, Tupirama, Fortaleza do Tabocão e Centenário. 

No último ano agrícola, a unidade também registrou outros dois recordes. O de maior quantidade de soja recebida em um mês: 46.283,793 toneladas em março. E ainda a maior recepção em um único dia – 2.762,250 toneladas – registrado em 14 de março. 

 

Por: Samuel Charles

Fonte; Agrolink

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago