Categories: Notícias

Tendências do mercado da carne bovina na Tecnoshow

Palestra orienta o produtor rural sobre a comercialização do boi gordo e como se antecipar e se proteger de oscilações desfavoráveis de preço.

A palestra Mercado Pecuário será ministrada nesta quinta-feira (15/04), às 14 horas, no auditório principal do Centro Tecnológico COMIGO – CTC, em Rio Verde-GO. O tema será abordado pelo zootecnista Fabiano Tito Rosa, dentro da programação da TECNOSHOW COMIGO 2010.

A palestra será dividida em duas partes, sendo que a primeira mostrará as tendências do mercado da carne bovina. Já a segunda terá como foco a gestão de risco de preço, apresentando dicas de como o pecuarista poderá se proteger da desvalorização da arroba e, assim, garantir lucro. "O visitante não poderá deixar o CTC sem entender que o mercado do boi gordo é extremamente dinâmico, pois são vários os fatores que influenciam a formação dos preços. É preciso, portanto, caprichar na leitura do mercado e quando as oportunidades surgirem, aproveitar para garantir o resultado do negócio", revela Fabiano.
Cenário atual

Situação favorável. Assim o zootecnista Fabiano Tito Rosa define o cenário para o mercado pecuário brasileiro. De acordo com ele, os custos de produção estão  alinhados – com exceção do custo de reposição -, os preços do boi gordo estão estáveis e a expectativa é de aquecimento da demanda por carne bovina dentro e fora do país. Além disso, existe a vantagem para o mercado pecuário devido às condições naturais brasileiras, como extensão territorial, temperatura, luminosidade e oferta de água, que permitem produzir carne bovina a custos competitivos. Goiás é um dos estados que se destaca nesse cenário, pois possui uma pecuária competitiva e tecnificada, principalmente em relação ao elevado número da produtividade, ressalta o zootecnista.

Porém, reforça Fabiano, ainda existem dificuldades para o setor, que estão ligadas ao baixo nível de tecnologia e gestão em algumas empresas, o que não permite alcançar resultados mais competitivos. "Sem contar outros problemas que fogem do controle do pecuarista, como a falta e dificuldade de acesso a crédito, problemas de logística, insegurança jurídica, pressão ambiental, barreiras tarifárias e não tarifárias à carne brasileira etc", destaca. A solução, informa Fabiano, é adotar um modelo de gestão eficiente, que obrigatoriamente envolva o hedge (seguro) de preços.

Perfil

Fabiano Tito Rosa é zootecnista e gerente de pesquisa de mercado da Minerva S.A. Possui mestrado em Gestão de Sistemas Agroindustriais e foi ex-diretor da Scot Consultoria.

Ficha Técnica

Palestra Mercado Pecuário
Local: Auditório Principal do CTC – Rio Verde
Data: 15 de abril de 2010
Horário: 14 horas
Entrada: Gratuita
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Fonte: Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago