Categories: Notícias

Tempo seco agrava situação das lavouras, diz agrometeorologista

Indicações constam no boletim ClimaNews, divulgado nesta terça (07).

Dia será sem previsão de chuvas em quase todo território nacional.

A terça-feira (07) será de tempo seco e sem previsões de chuvas em quase todo o território nacional. Apenas poderão ocorrer pancadas de chuvas muito isoladas sobre a faixa oeste da região Norte e extremo oeste e sul do Mato Grosso do Sul, além das faixas norte e leste do Paraná. Com a ausência de chuvas em boa parte do Centro-oeste e Sudeste, os trabalhos de plantio da soja permanecem paralisados, o que irá gerar um atraso do plantio esse ano em, praticamente, todas as regiões produtoras e não só do Centro-oeste como também do Sudeste. As indicações são do agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia, e elencadas no boletim ClimaNews, produzido em parceria com a Fundação MT.

De acordo com o especialista, muitas lavouras já semeadas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul já apresentam falhas em seus stands de plantio, sendo que em algumas áreas já haverá a necessidade de replantio.O boletim divulgado nesta terça-feira (07) elenca ainda que “como toda a semana será de tempo aberto e sem previsões para chuvas o plantio da soja, milho e das demais culturas de verão deverão permanecer paralisadas até a ocorrência de novas chuvas, que deverá ocorrer somente após o dia 20/10. Nesse período poderão até vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas, mas o problema é que como são pancadas de chuvas isoladas, não há nenhuma garantia que possam vir a ocorrer sobre as áreas desejadas”, relata.

Segundo o agrometeorologista, somente no Rio Grande do Sul é que há previsão de chuvas a partir desta quarta-feira, devido a chegada de uma nova frente fria. “Com isso, o plantio do arroz poderá ser novamente prejudicado, levando a novos atrasos na semeadura e até mesmo no potencial produtivo das lavouras, uma vez que condições ideais ao plantio do arroz só irão ocorrer no final da semana que vem, pois até lá há previsão de chuvas pra todas as regiões produtoras”.

O boletim informativo conclui informando ainda que “o trigo também estará sendo prejudicado por esse excesso de dias chuvosos. E esses sistemas meteorológicos deverão ficar presos sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo desses próximos 10 dias, sendo que até o Paraná deverá se manter com tempo aberto e sem chuvas, principalmente na região oeste do Estado, podendo gerar certo desconforto aos produtores de soja e milho que estão realizando o plantio de suas culturas”.

 

Fonte: G1 – MT

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago