Notícias

Técnicos da Emater-MG participam de capacitação em bovinocultura

Coordenadores e extensionistas da Emater­MG participaram, na última semana, em Passos, do curso de “Manejo Racional de Bovinos Leiteiros”, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O objetivo foi a capacitação das equipes para o repasse das experiências na adoção das boas práticas de manejo no bem­-estar de bovinos leiteiros.

Voltado aos coordenadores e técnicos de Bovinocultura e extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), o curso foi dividido em teoria e prática, ministrado pelos pesquisadores Lívia Carolina Magalhães e Mateus Paranhos, do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal, de São Paulo.

Para o gerente Regional da Emater-­MG em Passos, Frederico Ozanam de Souza, o curso foi uma oportunidade para aprimorar o conhecimento teórico e prático do grupo técnico da Emater, em temas importantes para a área. “Essa capacitação abre espaço para unirmos ciência e prática e capacitar ainda mais a nossa equipe. Dessa forma melhoramos também o atendimento aos produtores rurais. A teoria é a base, sem dúvida, mas é imprescindível saber corretamente como executá-la”, explica.

Durante os três dias de evento, alguns dos conteúdos ministrados foram: bem-­estar e produtividade em bovinos leiteiros; bases fundamentais do comportamento dos bovinos; infraestrutura e manejo racional; processos de aprendizagem e treinamentos de bovinos; preparação de novilha para a primeira ordenha; conforto das vacas em lactação; e boas práticas de manejo de bezerros leiteiros.

Saulo Tognoleo Araujo, coordenador do Programa Minas Pecuária, do Governo do Estado, Planalto disse que um dos pontos fortes do curso foi a interação dos participantes. “Eu destaco a participação do pessoal que fez o curso, eles foram fundamentais para que esses três dias tivessem uma grande intensidade e fossem bastante proveito para todos”, destacou.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago