Categories: Notícias

Sustentabilidade na atividade leiteira é tema de Tarde de Campo em Planalto

A bovinocultura de leite é uma das atividades que mais cresce no município de Planalto. Com o objetivo de fomentar atividade, proporcionando novos conhecimentos e tecnologias entre os produtores de leite a Emater/RS-Ascar, Cooper A1 e Laticínios Frizzo promoveram a Tarde de Campo sobre sustentabilidade na atividade leiteira. Mais de 100 agricultores participaram do evento realizado na quinta-feira (04.12), na propriedade da família Oliveira, na Linha São Luiz, interior de Planalto. A Tarde de Campo contou com o apoio da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

A propriedade do agricultor Jair Soares de Oliveira investe na atividade leiteira há sete anos. Com implantação de pastagem e o manejo correto, hoje, com 20 vacas em lactação, o agricultor garante a renda mensal suficiente para toda a família. “A família Oliveira é um dos inúmeros exemplos do nosso município na produção leiteira. Hoje, encerramos um longo trabalho, desenvolvido desde 2012, com mais de 130 famílias, através do Programa Leite Gaúcho. Realizamos capacitações como esta para levar conhecimento aos agricultores e fomentar a atividade leiteira no nosso município”, explicou a chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Edimara Dal Ross. O evento contou com a participação do vice-prefeito de Planalto, Gabriel Olkoski e do presidente do STR, João Kosvoski.

Para informar e esclarecer dúvidas dos produtores de leite sobre a Inscrição Normativa 62/2011, que estabelece os parâmetros de qualidade do leite e regulamenta desde e a produção até o transporte, a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Cristina Maria Wagner, tratou sobre as especificidades da normativa. Mudanças como ampliação de prazos e limites mais rígidos para Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS) foram explicadas, destacando as boas práticas na ordenha. “A qualidade do leite está diretamente ligada às práticas de manejo do produtor. A higiene e a refrigeração são cuidados essenciais que o produtor deve ter. Melhorar a qualidade do leite não é uma opção, é um compromisso de quem produz. Produzir alimentos seguros e com qualidade é garantir a saúde dos consumidores. Cada um de nós deve fazer sua parte”, afirmou Cristina.

A nutrição para os bovinos de leite foi tema trabalhado pela veterinária da Cooper A1, Jaqueline Alves, destacando os princípios e a eficiência nutritiva dos animais. “Uma dieta adequada deve ser implantada, considerando alguns fatores, como nível de produção, estágio de lactação, idade das vacas, condição corporal, consumo de matéria seca e tipos e valores nutritivos dos alimentos”, ressaltou Jaqueline. O manejo da ordenha foi destaque da estação apresentada pelo médico veterinário da Merial, Cristiano Stefanello Bublitz. Enfermidades como mastite clínica, subclínica, ambiental e contagiosa foram abordadas, enfatizando os cuidados necessários para prevenção da saúde do animal.

O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar de Alpestre, Alencar dos Santos, abordou sobre o manejo de pastagem, ensinando aos agricultores como calcular a oferta de pastagem de suas propriedades, importante para planejar a produção leiteira. “É necessário saber a oferta de pastagem, perceber se é proporcional ao número de animais, para poder dimensionar os piquetes. Esse planejamento é imprescindível para garantir o melhor rendimento da produção leiteira nas pequenas propriedades”, comentou Alencar.

 

Fonte: Emater – RS

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago