Categories: Notícias

Suinocultura em retomada

Após semanas com queda no valor do quilo do suíno vivo, o mercado suinícola mineiro vem demonstrando retomada no valor de comercialização da carne. Na primeira semana do mês houve negócios que chegaram a R$ 2,85, já no dia 13 pôde ser observada recuperação e o quilo chegou a R$ 3 para frigoríficos de Belo Horizonte. Segundo a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), a queda no preço da carne suína, que tradicionalmente é vendida a valores superiores neste período do ano, ocorreu devido a grandes especulações do mercado aliadas à entrada de animais de outros estados.

Segundo José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Asemg e presidente da Bolsa de Suínos de Minas Gerais, desde 7 de junho o mercado virou positivamente para o suinocultor. “Após solicitarmos ao governo federal, por meio de uma reunião, que fossem tomadas providências a respeito do excesso de carne no mercado, este passou por uma grande transformação. Os frigoríficos voltaram a demandar muito mais e a pagar o valor estipulado pela Bolsa de Suínos de Minas Gerais pelo nosso produto. Para esta semana a expectativa é de alta”, comentou Penna.

Roberto Magnabosco, gerente geral da Arapé Agroindústria, confirma que o mercado vem se comportando de maneira atípica para este período do ano. “Fazia tempos que não víamos o mercado tão debilitado. Mas nesta semana percebemos uma grande virada em nosso mercado, que se encontra enxuto e com procura intensa. Acredito em um viés de alta para a próxima quinta-feira e também para as próximas semanas”,  observou Roberto.

De acordo com a Jox Assessoria Agropecuária, durante a semana passada as ofertas estiveram muito ajustadas e os compradores que não trabalham com programação fixa encontraram dificuldades para alocar animais para abate em quantidades suficientes.

rsuser

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago