Representantes da Emater/RS-Ascar foram recebidos nesta segunda-feira (22/08), em Ibirubá, pelo gerente das Unidades Norte da Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá), Fernando Müller. A degradação do solo, uma ameaça à produção de alimentos e à economia do Estado, pautou o encontro entre as duas Instituições. “Foi uma visita de aproximação, de fortalecimento da parceria em torno do Programa Estadual de Conservação do Solo e Água”, disse o assistente técnico regional em Solos, Dejair Burtet.
Lançado em dezembro do ano passado, o Programa de Conservação do Solo e Água tem reascendido no Rio Grande do Sul o debate sobre práticas conservacionistas.
Em Ibirubá, por exemplo, a Emater/RS-Ascar mantém, desde maio deste ano, uma Unidade de Referência Técnica em Manejo e Conservação do Solo e Água (URT), na propriedade do agricultor Edair Pazinatto. “Ele tinha problema com baixa infiltração da água no solo”, explicou Burtet. “Passamos a fazer a descompactação do solo, plantio de culturas de inverno e a locação e construção de terraços”, completou o extensionista da Emater/RS-Ascar.
Em âmbito estadual, a URT de Ibirubá é monitorada pelo coordenador da Emater/RS-Ascar no Programa, Edemar Streck, também presente no encontro com a Cotribá.
Parceria
Com 105 anos de existência e atuação em 30 municípios gaúchos, a Cotribá tem laços de parceria de longa data com a Emater/RS-Ascar. A cooperativa tem recorrido ao Serviço de Classificação da Emater/RS-Ascar para assegurar a qualidade da safra de grãos dos associados, estocada nos armazéns da cooperativa.
Também participaram do encontro, em Ibirubá, o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra, e extensionistas Miria Durigon e Oneide Kumm.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…