Notícias

Soja: cultivar da Embrapa surpreende produtores

A média de produtividade da soja no Brasil na última safra foi de 50 sacos por hectare (cerca de 3 mil kg), segundo a CONAB. Na produção de sementes os rendimentos tendem a ser maiores, mas a média de produtividade de 72 sc/ha na soja BRS 5601RR surpreendeu até mesmo os parceiros da Embrapa que multiplicam a cultivar em SC e no RS.
O produtor Paulo Vasconcellos, da Sementes Bonanza, RS, colheu 73 sc/ha em Lagoa Vermelha, RS. “Além do alto potencial de rendimento, a cultivar se encaixa no sistema de produção da região, permitindo o cultivo de inverno e de verão na melhor época”, destaca o produtor.
O melhor rendimento, entre os mais de 20 multiplicadores licenciados pela Embrapa Produtos e Mercado – Escritório de Negócios de Passo Fundo, foi nas lavouras da Sementes Van Ass, em Panambi, RS, onde o rendimento da BRS 5601RR chegou a 86 sc/ha.
Em Marau, RS, os 60 hectares cultivados com BRS 5601RR pela Agromar Comércio e Insumos atingiram 79 sc/ha. De acordo com o engenheiro agrônomo Nivaldo Bortoluzzi, a cultivar da Embrapa alcançou rendimento superior entre os cinco materiais cultivados na produção de sementes. Semeada dias 01 e 02/11, a soja contou com clima favorável na última safra, com bom volume de chuva. Na BRS 5601RR o que mais chamou a atenção foi a arquitetura da planta, com porte baixo e grande número de vagens. “Vamos manter parte da semente para ampliar a área na próxima safra para 200 a 300 hectares com a cultivar BRS 5601RR”, planeja Bortoluzzi.
Informações Gerais
O programa de melhoramento de soja na região fria do Brasil (especialmente PR e SC) é conduzido pela Embrapa Trigo, com sede em Passo Fundo, RS. A soja BRS 5601RR é resultado deste trabalho para atender a demanda dos produtores por cultivares capazes de somar características como ciclo precoce, alto potencial produtivo, hábito o de crescimento indeterminado, estatura de planta baixa e sanidade.
De acordo com os pesquisadores de soja Paulo Bertagnolli e Mércio Strieder, a nova cultivar tem rendimento de grãos superior ao de outras cultivares de ciclo similar hoje disponíveis aos sojicultores, com o diferencial de ter royalty menor. A BRS 5601RR está indicada para cultivo na Macrorregião Sojícola 1, especialmente nas regiões edafoclimáticas (REC) 103 (regiões de maior altitude do RS) e a parte mais fria da REC 102 na região Centro-Norte e Centro-Leste do RS, além de todo estado de SC e a região de maior altitude do PR e o sul de SP.
A comercialização de sementes está a cargo da Embrapa Produtos e Mercado escritório de Passo Fundo. De acordo com o gerente Francisco Tenório Falcão, para a próxima safra 2016/2017 estão licenciados 21 produtores de sementes para uma área de 792,5 hectares de BRS 5601RR.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago