Notícias

Situação da bananicultura é debatida em Dom Pedro de Alcântara

Na última terça-feira (19/07), a Emater/RS-Ascar de Dom Pedro de Alcântara realizou o Encontro Municipal para Organização e Comercialização, dirigido aos bananicultores do município, com o objetivo de promover o debate sobre a atual conjuntura da cultura da banana, principalmente no que tange à comercialização. O encontro foi no Salão de Hilários, gentilmente cedido pela comunidade, e coordenado pelos extensionistas da Instituição, Paulo Dalpiaz e Tatiane Bohrer, com a participação, como palestrantes, de dois assistentes técnicos Regionais da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre.
A agrônoma da Emater/RS-Ascar, cheap oakley sunglasses Adriane Benedetti, falou sobre Agricultura Familiar e Mercado Institucional, as possibilidades de comercialização individualmente e em grupos, destacando que o Litoral Norte é a região produtora de banana do RS e que pode fornecer para todo o Estado, bastando a organização e a união dos agricultores. Já o agrônomo da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcelo Cotrim, explicou o que é associação e o que é cooperativa, principais diferenças e os prós e contras. Cotrim destacou que o objetivo de ambas é desenvolver projetos coletivos, defendendo interesses dos associados, com união, justiça, liberdade, autonomia, participação, autodeterminação, aprendizado e solidariedade.
Na segunda parte do Encontro, o representante da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas soja (Coomafit), Charles Lima, fez uma explanação da situação do cooperativismo e associativismo no Litoral Norte e contou a experiência vivenciada pelos agricultores que são sócios da Coomafit e analisou as dificuldades encontradas e as melhorias alcançadas com a união em busca dos objetivos.
Ao final, ocorreu debate com a participação dos agricultores, que aproveitaram para tirar dúvidas, questionar e definir como encaminhamento a formação de uma comissão, que contará com a participação de 15 agricultores.
Tatiana salienta que o evento foi encerrado com a certeza de que foi lançado o primeiro desafio de vários que virão, pois ?uma Cooperativa ou Associação é feita de desafios e de união, que é a forma de desenvolvimento coletivo?.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago