A cólica equina se caracteriza por um quadro clínico de grande frequência entre os animais. É também conhecida como abdome agudo ou nó nas tripas.
A cólica equina é uma moléstia de grau grave, aparece rapidamente e se não for tratada a tempo o animal acomete pode chegar à morte em pouco tempo.
Os animais acometidos pela cólica apresentam dor de barriga que pode ser moderada ou mais severa; agitação em consequência da dor; olhar incessante para os flancos; rolam na baia; sudorese intensa; escavam o chão; deitam e levantam várias vezes; assumem posições anômalas como a posição de urinar, sentar como cachorro, deitar de barriga para cima; inapetência; apatia; febre; entre outros.
Como a cólica equina causa muita dor podendo levar o animal à morte, é muito importante seguir alguns passos para evitá-la, são eles: oferecer uma alimentação regular e sem excesso, oferecer água limpa, exercitar os animais, controlar os parasitas intestinais e também avaliar a eficiência periodicamente.
Observado qualquer sintoma o profissional capacitado deve ser procurado, a fim de avaliar e indicar o melhor tratamento para o animal.
Fonte: Escola do Cavalo
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…