Notícias

Sindicato Rural e Senar-MT oferecem treinamentos que devem ser feitos anualmente

Os treinamentos de Normas Regulamentadoras (NRs) e os de máquinas e implementos agrícolas estão entre os mais demandados nos municípios de Campos de Julio, Sapezal, Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra.  Alguns treinamentos ofertados gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT)  têm que ser feito anualmente. “É uma exigência da legislação. Por isso o produtor rural deve estar sempre atento e manter os funcionários treinados”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Campos de Julio, Sérgio Barbieri.

Ele conta ainda que a região é fiscalizada constantemente.  O treinamento de NR 31.8 é um dos que precisam ser feitos anualmente. Os participantes são qualificados para fazer a aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras. Os de NR 33 que capacitam os participantes para trabalho em altura e o de NR 35 que qualifica para trabalhar em espaços confinados também estão nesta lista.

Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de seu município para ver se o que está planejado para 2015 e se ainda há vagas. O produtor rural Darci Vargas que planta 600 hectares em Campo de Julio conta que o homem do campo precisa se preocupar mais em qualificar seus colaboradores.  “Com pessoas qualificadas conseguimos usar melhor os equipamentos e aumentar a produtividade”.

Em Sapezal, o produtor Lucídio Zilli planta 2.300 hectares. Ele conta que tem um condomínio familiar. “Nossa família está sempre fazendo algum tipo de capacitação”, conta Lucídio. O neto Marco Zilli, de 18 anos já está estudando para o vestibular de agronomia. “Tenho que dar continuidade ao que meu avô começou”. Assim como os outros entrevistados, a família Zilli também demanda os treinamento de NRs junto ao Sindicato Rural de Sapezal que consequentemente leva a demanda até o Senar-MT.

Outro treinamento bastante demandado para esta região é o de classificação de grãos. Todas as unidades armazenadoras precisam deste profissional que tem a função de verificar a qualidade do produto que chega do campo e segue para as indústrias. O mercado é promissor e o salário oscila entre R$ 1.800 e R$ 3 mil. Para a produtora e empresária de uma corretora de grãos, Elizangela Bierhals o treinamento vai lhe dar condições para montar um laboratório dentro de sua empresa.  “Os treinamentos do Senar-MT realmente nos capacitam para atuar no mercado”, revela.

 

Fonte: revista Produz

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo