Categories: AgronegócioArtigos

Setor madeireiro – crescimento e risco

As florestas são geradoras de produtos e serviços para a sociedade que demanda anualmente para os mais diversos fins cerca de 5,8 bilhões de m3 de madeira. Atualmente, no Brasil destaca-se a tendência de uso da madeira de reflorestamento, dentre as quais se inserem o Pinus ssp e Eucalipto ssp graças as suas características de rápido crescimento, bem como a adaptação dessas espécies aos climas tropical e subtropical. A cadeia produtiva da madeira pode ser segmentada em três grandes vertentes, se considerado os distintos usos finais: a cadeia do processamento mecânico, a do papel e celulose e da energia, representada pela lenha e carvão vegetal.

A avaliação do cenário atual no setor madeireiro compreende aspectos relacionados à produção da madeira bruta, como a seleção de espécies, produção de mudas e manejo florestal e, ainda, o destino dado à madeira produzida. A produtividade em terras brasileiras é muito superior que as de países setentrionais como observado na figura 1. 

A figura 2 ilustra a evolução da área plantada com eucalipto no país, apesar do crescimento linear, nota-se que houve uma redução na taxa de crescimento após a crise financeira internacional de 2008, em virtude da retração da demanda e estreitamento da margem das empresas siderúrgicas nacionais e internacionais. E agora passados seis anos o sinal amarelo voltou a acender, apontando maior cautela nos investimentos, em razão ao futuro de incerteza que prevalece no país. 

Com o intuito de reduzir os riscos provenientes da própria atividade florestal (clima, doenças, pragas, processos, etc) e de mercado (custo de oportunidade), o empresariado se vê obrigado a adotar processos que maximizem o aproveitamento do material e, ainda, buscar mudar o portfólio de mercados que atuam, alterando a exposição no mercado interno para produtos e mercados internacionais que já demonstram sinais de avanço no consumo. Tal fato implica na necessidade de estudos de melhorias das técnicas e de equipamentos de processamento do material e, por fim, no estudo da viabilidade de destino dos resíduos do setor madeireiro.

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago