Categories: Notícias

Setor de Hortaliças já produz mais de 19 milhões de toneladas

Pesquisa da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) revela que o setor de hortaliças é um dos ramos do agronegócio que mais crescem no Brasil. Em 2012, o volume total produzido (pelas 18 principais espécies) foi de 19,62 milhões de toneladas.

No mesmo ano, o valor comercializado em sementes de hortaliças no País atingiu os R$ 475 milhões, aproximadamente, pago pelos produtores. A pesquisa teve como referência o ano de 2012 e considerou 18 espécies hortícolas: abobrinha, abobrinha japonesa, alface, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, feijão vagem, melancia, melão, milho doce, pepino, pimentão, quiabo, repolho e tomate (mercado fresco).

Segundo o presidente da ABCSEM, Steven Udsen, a pesquisa realizada pela entidade tem como objetivo “fornecer subsídios para o setor investir e aprimorar ainda mais a cadeia produtiva de hortaliças no Brasil e, também, valorizar sua grande relevância econômica e social. No comparativo com os dados da pesquisa anterior (2011) é possível perceber que, embora tenha havido pouca variação quanto ao tamanho da área plantada, os índices de produtividade e lucro de comercialização aumentaram, evidenciando que a horticultura brasileira tem investido cada vez mais em tecnologia, profissionalização e qualidade técnica”.

Outro dado importante foi o montante de empregos gerados pelo setor, que no ano de 2012, chegou a 2 milhões de empregos no campo, utilizando em média 65.783 milhões de homens/dia, número bastante considerável quando comparado a outras culturas. O segmento de hortaliças, por suas características de cultivo, é muito dependente de mão de obra e formada principalmente pela agricultura familiar.

O lançamento oficial da pesquisa acontecerá durante a programação da 21ª edição da Hortitec, a maior feira de horticultura do País, que acontece de 28 a 30 de maio, em Holambra (SP). Os números foram levantados com base em dados fornecidos pelos associados da entidade, que representam 98% do setor sementeiro do País, e complementados por informações de órgãos públicos e privados, redes de hortifruti, consultorias, cooperativas, produtores e profissionais experientes do setor.

Por: Leonardo Gottems
Mais em: http://www.agrolink.com.br/sementes/noticia/setor-de-hortalicas-ja-produz-mais-de-19-milhoes-de-toneladas_197459.html

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago