Notícias

Senar Mato Grosso colhe demandas de sindicatos rurais

Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), Sucessão Familiar e a importância de capacitar os profissionais foram assuntos nas reuniões de trabalho feitas pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que visita a região do Araguaia esta semana. Esta é a terceira viagem que o superintendente da instituição, Otávio Celidonio, e assessores fazem em 2016, com o objetivo de ouvir as solicitações e as necessidades dos representantes dos Sindicatos Rurais que são os principais parceiros da instituição de ensino rural.

A ação está sendo muito bem recebida pelos líderes sindicais que sempre têm sugestões e aproveitam para esclarecer dúvidas e falar sobre a região. Querência, Ribeirão Cascalheira, Água Boa e Nova Xavantina foram os municípios por onde a equipe do Senar-MT passou nesta quarta-feira (27.04).

O presidente do Sindicato Rural de Querência,  Gilmar Dell’Osbel ressaltou que estas visitas são importantes para alinhar informações e estreitar as relações entre os sindicatos e o Senar-MT. “Quem ganha com isso é o produtor e o trabalhador rural”, ressalta Dell’Osbel. Ele destaca ainda que estas visitas devem ser mais frequentes.

Outro assunto abordado em Querência, e também em Água Boa, foi o programa Sucessão Familiar, desenvolvido pela entidade de ensino. Celidonio comentou que o objetivo neste momento é sensibilizar sobre a importância do processo sucessório nas empresas familiares do agronegócio.

Em Ribeirão Cascalheira, a equipe do Senar-MT encontrou o presidente do Sindicato Rural, Ivo Cabral de Menezes no parque de exposições acompanhando os preparativos para a comemoração dos 28 anos de emancipação do município e Festa da Queima do Alho. A conversa foi informal, mas bastante esclarecedora. Para Menezes a visita do superintendente do Senar-MT nesta quarta foi importante porque além de poder esclarecer algumas dúvidas, ele pode mostrar o local onde serão realizadas as oficinas de beneficiamento de peixe e de frango que acontecem durante a festa no fim de semana. “Não há mais vagas”, anunciou Menezes animado com o evento.

Já  o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Antonio Fernandes de Mello, popularmente conhecido como Tonico, além de levar a equipe do Senar-MT para uma visita no parque de Exposições, aproveitou para entregar para Celidonio uma lista de solicitações. “Essa visita é muito importante porque o superintende pode conhecer melhor nossa realidade e, vejo essa ação como uma valorização para o sindicato”.

O último município visitado nesta quarta foi Nova Xavantina, onde a equipe do Senar-MT foi recepcionada pelos diretores do Sindicato Rural José Carlos Biesdorf, conhecido como Nico e por Carlos Alberto Petter, chamado popularmente de Beto. Dentre os vários assuntos, Celidonio falou, entre vários outros assuntos, sobre o Programa Senar Tec Leite, já que na região a cadeia produtiva do leite está em desenvolvimento.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago