Categories: Notícias

SENAR-MA capacita trabalhadores da agroindústria canavieira

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA) e a Agropecuária e Industrial Serra Grande Ltda (Agroserra), no município de São Raimundo das Mangabeiras, no sul maranhense, realizaram na sexta-feira (28.11) uma solenidade de entrega de 170 certificados de cursos destinados aos colaboradores da empresa.

Na abertura do evento, no auditório Serafim Adalberto Ticianeli, o superintende do SENAR-MA, Luiz Figueiredo, destacou a importância da parceria entre o Sistema FAEMA/SENAR e a empresa e os objetivos da instituição na Formação Profissional Rural e a Promoção Social dos trabalhadores rurais e das agroindústrias, enfatizando o princípio metodológico “Aprender a fazer fazendo”. “Estamos prontos para atender o desejo dos dirigentes da Agroserra de ampliar essa parceria”, declarou o superintendente.

O diretor-presidente da Agroserra, Pedro Ticianel, fez um histórico da exploração das áreas ocupadas desde 1983 e o projeto do engenheiro florestal Serafim Ticianeli,  que vislumbrou uma grande oportunidade para o cultivo da soja no sul do Maranhão. Hoje, a empresa é considerada a maior agroindústria do Estado e uma das maiores do Norte e Nordeste, com 2.500 funcionários e 27 mil hectares cultivados, sendo 23 mil de cana-de-açúcar e 4 mil de soja. “Aqui, na Agroserra, 97% dos maranhenses tiveram participação direta no desenvolvimento desta indústria e as capacitações servem de estímulo ao crescimento profissional para que os colaboradores possam fazer bem o dever de casa”, disse.

Turmas

Os treinamentos foram divididos em seis turmas: Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipostoris, com 30 participantes; Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos, 60 participantes; Trabalhador em Segurança nas Operações de Máquinas, Implementos e equipamentos, 60 participantes; e Trabalhador na Prevenção de Acidentes.

“A falta de mão-de-obra qualificada é um gargalo que atinge o agronegócio e as empresas, atualmente, precisam de funcionários que sejam proativos, para produzir, além de contribuir para os resultados do negócio. O SENAR é um dos parceiros mais constantes nessa missão” afirmou a gerente de Recursos Humanos, Elen Pereira.

Participaram também da cerimônia, o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), Lourival Santos, que representou o presidente José Hilton Coelho de Sousa; o prefeito do município de Nova Colina, Elano Coelho; o engenheiro de Segurança do Trabalho e instrutor do SRNAR, Irapuan Nunes; e colaboradores da Agroserra.

 

Fonte: Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago