Após três dias de programação intensa em Belo Horizonte, o balanço final da quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC), maior encontro da cadeia produtiva do setor cafeeiro e um dos mais importantes do mundo, é extremamente positivo. O evento, que aconteceu entre 21 e 23 de setembro, gerou um total de R$ 25 milhões em negócios – movimentados apenas na feira, sem mensurar os valores obtidos indiretamente, no pós-evento.
O desempenho revela ainda um incremento de 8% em relação ao ano passado, considerando-se número de expositores e público. Mais de 14 mil visitantes, nacionais e internacionais, estiveram no Expominas para acompanhar os 25 eventos simultâneos, as 68 palestras e workshops e mais de 30 sessões de cupping, com, aproximadamente, 2.250 xícaras provadas.
Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer o 11º Espaço Café Brasil, maior feira do segmento, que reuniu um total de 103 expositores e 155 marcas. Para a participação no concurso Coffee of The Year, foram computadas mais de 180 amostras de café, sendo que 100, de excelente qualidade, foram selecionadas para apresentação nas rodadas de negócios.
A Emater-MG esteve presente no evento e organizou uma caravana de 235 cafeicultores, do interior do Estado, para participar da SIC. Os agricultores vieram de oito municípios do Sul de Minas e da Zona da Mata. Eles participaram do Fórum da Agricultura Sustentável 2016: Como Realizar Boas Práticas Ambientais e tiveram contato com expositores e compradores de café.
Para o assessor especial do café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Niwton Moraes, a feira veio consolidar e fortalecer todo o elo da cadeia produtiva do café, do grão à xicara, envolvendo de forma especial desde produtor até o topo da cadeia que é o consumidor.
Realizada desde 2013, a SIC tem como objetivo fortalecer e valorizar o segmento cafeeiro, um dos maiores da economia nacional e cujo produto é o principal do agronegócio brasileiro. Neste ano, participaram produtores, baristas, cooperativas, indústrias, segmentos de máquinas e equipamentos para o setor, embalagens, serviços de cafés, e-commerce e indústria de cápsulas.
A programação incluiu eventos técnicos, como o Seminário Internacional DNA Café 2016, o Fórum da Agricultura Sustentável, Encontro Educampo e a Cafeteria Modelo, além de Rodada de Negócios & Coffee of the Year, 5ª Copa Barista, entre outras atrações.
Números gerais da SIC 2016
– Visitantes nos três dias: mais de 14 mil
– Total de expositores: 103
– Marcas expositoras: 155 marcas
– Negócios iniciados no evento: R$ 25 milhões
– Amostras de café nas rodadas de negócios: 100
– Total de eventos simultâneos: 25
– Total de sessões de cupping: mais de 30 sessões, com, aproximadamente, 2.250 xícaras provadas
– Total de palestrantes: 68
– Amostras inscritas para o COY 2016: Mais de 180
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