Categories: Notícias

Santa Catarina inaugura unidade de classificação de frutas cítricas

Trabalhadores rurais do Território Alto Vale do Itajaí do município Vitor Meirelles, em Santa Catarina, serão beneficiados com a inauguração, nesta quinta-feira (25), de uma unidade de classificação de frutas cítricas. O projeto, que foi aprovado pelo Colegiado Territorial para ser beneficiado pela Ação de Apoio à Infraestrutura em Territórios Rurais (Proinf), conta com investimentos de R$ 220 mil.

O recurso, além de servir para construção de um centro de triagem, classificação e carregamento da produção de cítricos, também será utilizado para aquisição de equipamentos e de um veículo utilitário para transporte e apoio técnico. A ação atenderá cerca de 40 famílias de agricultores familiares do município de Vitor Meirelles.

Antes os agricultores faziam manualmente a classificação dos produtos. Agora, com estrutura e maquinário, essas famílias terão condições de adequação às normas sanitárias exigidas.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), espera, com a ação, melhorar o deslocamento de técnicos até a comunidade de Barra de Prata com a aquisição do veículo, ampliando o apoio aos agricultores.

Alto Vale do Itajaí

O Território Alto Vale do Itajaí é composto por 32 municípios, com população de 300 mil habitantes. Destes, 113 mil pessoas moram no campo.

Proinf

O Proinf busca viabilizar a estruturação e a qualificação dos serviços públicos locais ou estaduais para a produção, armazenamento, transporte, comercialização e inspeção sanitária da agricultura familiar de municípios localizados em Territórios Rurais e da Cidadania.

Agenda SC

Em prosseguimento a agenda em Santa Catarina, na sexta-feira (26), representantes da SDT participam de reunião do Comitê de Articulação Estadual do Programa Territórios da Cidadania.

Na ocasião, serão apresentadas as ações do Programa ofertadas nos Territórios da Cidadania de Santa Catarina (Meio Oeste Contestado e Planalto Norte). A secretária de Desenvolvimento Territorial, Andrea Butto participará do encontro para apresentar o Programa Territórios da Cidadania (PTC) e a estratégia de articulação interfederativa. Também participam da reunião o coordenador de gestão social da SDT, Marcelo Fragozo, que vai apresentar a Matriz de ações 2014 em Santa Catarina e a estratégia de gestão territorial do PTC; o secretário de Planejamento de Santa Catarina, Murilo Flores; e o delegado Federal do MDA no estado, Jurandi Gugel.

Serviço

Inauguração de unidade de classificação de frutas cítricas

Data: 25 de setembro (quinta-feira)

Hora: 17 horas

Local: Município Vitor Meirelles – Território Alto Vale do Itajaí/SC

Reunião do Comitê de Articulação Estadual do Programa Territórios da Cidadania

Data: 26 de setembro (sexta-feira)

Hora: 9 horas

Local: Secretaria de Estado do Planejamento, situada na Rodovia SC 401, no Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

 

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago