Categories: Notícias

Safra 2014 fecha em mais de 600 milhões de quilos de uva no RS

Na safra 2014, o Rio Grande do Sul, estado onde se origina 90% da produção total do país, produziu 604 milhões de quilos de uva. Deste total, 538 milhões de quilos (89%) são de variedades americanas e híbridas – usadas na elaboração de vinho de mesa e suco – e 66 milhões de quilos (11%) de uvas viníferas, usadas para elaborar vinhos finos. Em 2013, a safra foi de 611,9 milhões de quilos, sendo 537,5 milhões de quilos de americanas e 74,3 milhões de quilos de variedades viníferas.

A diferença entre os resultados, que representa uma redução de cerca de 1%, explica o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, se deve a alguns períodos de geada e queda de granizo. Percebeu-se também, segundo ele, que o clima foi muito semelhante entre as regiões produtoras gaúchas. Mesmo a Serra do Sudeste, tradicionalmente mais seca, teve produção com qualidade similar à da Serra Gaúcha.

“Pode-se dizer que foi uma safra boa em qualidade, principalmente os vinhos-base para espumantes e os vinhos tintos jovens de média guarda. Tivemos uma safra com características de mediana à boa”, afirma. Apesar de ainda ser cedo para qualquer previsão, Scottá garante que ao excesso de chuva que atingiu o estado no início de julho não compromete a próxima safra, já que este período é de dormência das parreiras. As podas devem começar na segunda quinzena do mês.

Segundo o presidente Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo, as uvas colhidas no início de fevereiro tiveram melhor qualidade, como a Concord e a Bordô, usadas principalmente na elaboração de vinhos de mesa e sucos. Dentre as viníferas, a Chardonnay é um exemplo de boa qualidade nesta safra. “A média de grau (teor glucométrico) depende da época da colheita. As que foram colhidas no início de fevereiro tiveram excelente qualidade”, diz.

O presidente da Associação dos Vinhos da Campanha, Giovani Silveira Peres, explica que a incidência de chuvas também atingiu a Campanha Gaúcha e que por isso em algumas variedades não se chegou a atingir o ápice de excelência, mas a média geral foi de boa qualidade.

 

Por: Agrolink

Fonte: Agrolink

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago