De acordo com as estimativas de novembro do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola, o IMEA, a safra de soja 2008/2009 no Mato Grosso terá redução de pouco mais de 1% na área plantada, o que significa um total de 5,54 milhões de hectares plantados este ano. Essa retração só não foi maior devido à migração de áreas antes ocupadas pelo algodão e que agora darão lugar à soja.
Mantendo-se a produtividade média da safra anterior (50,75 sacas/ha) a produção deve cair 4,3% em relação à safra 2008/2009, totalizando 16,9 milhões de toneladas de soja. É importante lembrar que a produtividade deve ser afetada pela dificuldade e encarecimento do crédito, situação que leva o produtor a diminuir os investimentos, principalmente com fertilizantes.
Com relação às exportações mato-grossenses de soja, 2008 deverá fechar como o terceiro melhor ano, atrás somente de 2005 (39,8%) e 2006 (40,5%), e com uma participação de 34% nas exportações nacionais.
Apesar das expectativas de retração, o plantio de soja no Estado segue em bom ritmo em função da chuva que caiu em áreas onde o solo ainda não apresentava condições apropriadas de plantio. Estima-se que restam apenas 10% da área para ser semeada. (RRLF)
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…