Notícias

RS: Programa de Solo e Água é apresentado na Semana Arrozeira

Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul afirmou que a proposta é de longo prazo
O Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, promovido pelas secretarias da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Educação do Rio Grande do Sul, foi apresentado pelo secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, na noite desta terça-feira durante a nona edição da Semana Arrozeira, organizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete. O objetivo do plano, que também conta com o apoio de entidades do setor, é de coordenar, incentivar, apoiar e imprimir visibilidade a ações integradas com instituições públicas e privadas para implementação de uma agricultura conservacionista para melhoria da produtividade, produção e rentabilidade agrícola.
De acordo com o secretário, a ideia é também de estabelecer programas, diretrizes e instrumentos para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água. Polo apresentou avanços que a proposta criada no ano passado já vem conquistando. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro a criar um planejamento conservacionista. “Queremos deixar um legado para as futuras gerações. Temos muitos multiplicadores que estão passando a mensagem da necessidade de cuidados com o solo e a água”, afirmou.
O secretário da Agricultura ressaltou o trabalho que também está sendo desenvolvido nas escolas de modo a mostrar a importância do assunto às futuras gerações. Os técnicos estão corrigindo e aprimorando junto aos agricultores sistemas de produção de forma a contribuir para a manutenção do solo. Polo explicou que o programa se trata de um projeto de estado. “Os governos passam mas a necessidade dos cuidados com o solo e a água para a agricultura continuam. Quando constituímos o programa deixamos claro que o objetivo é fazer um trabalho a longo prazo”, observou.
A Semana Arrozeira é realizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete com co-participação da Unipampa e tem o patrocínio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sicredi, Fertilizantes Heringer, Super Tratores, CAAL, Kepler Weber e Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre o evento estão no site www.semanaarrozeira.com.br.

Foto: Flávio Burin/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago