Notícias

Reunindo nomes de peso, ABPA discute sustentabilidade em SP

A ABPA realizou no dia 2 de junho, em São Paulo, SP, o Seminário de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos.
Reunindo nomes de peso, o evento discutiu o desafio da sustentabilidade, muito maior quando projetado o crescimento geométrico da população e a necessidade maior de alimentos.
Arnaldo Jardim, Secretário de Agricultura de São Paulo esteve presente na abertura do encontro e garantiu que a produção agropecuária do estado está comprometida com o ambiente.
Rubens Rizek, Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura de São Paulo, lembrou que diante desta necessidade de crescimento é preciso olhar para a utilização dos recursos ambientais com muita seriedade. Segundo ele, entre os principais impactos estão efluentes que podem contaminar corpos d’água e a produção de resíduos, entre outros.
O secretário também chamou atenção para o licenciamento ambiental de granjas em SP, através da página da Cetesb, a partir da aba licenciamento / Hacked cadastro de avicultura (http://licenciamentoambiental.cetesb.sp.gov.br/cadastro-de-avicultura/).
Neste momento está sendo feito o cadastramento da atividade de avicultura, uma etapa obrigatória e anterior ao Licenciamento Ambiental.
Janile Picoli, da BRF, apresentou um estudo realizado na companhia para entender o impacto ambiental da cadeia avícola. Trata-se de tendência de mercado sinalizada por consumidores. O produto avaliado foi o Frango Fácil Sadia, Inteiro, produzido em Lucas do Rio Verde, MT, com grãos originados 100% no mato Grosso.
A pegada de carbono do Frango Fácil, preparado pelo consumidor, com gás tipo GLP, é de 43,93% para a etapa de produção de grãos, 5,77% para ração animal, 5,68% para a criação do frango, 11,24% para o abate e 33,38% para as etapas de distribuição e consumo.
Sobre as principais contribuições da pegada hídrica do mesmo produto, 79,6% é voltado para a etapa de produção de grãos, 9,4% para a ração animal, 1,6% a criação do frango, 8,2% para o abate e 1,2 % para o consumo. Janile destacou em sua apresentação que estes resultados são iniciais e que a metodologia deve ser refinada.
O evento da ABPA sobre sustentabilidade contou também com a participação do deputado federal Valdir Colatto, que alertou a avicultura sobre a questão dos maus tratos animais, assunto que está sendo discutido na Câmara dos Deputados, levado pelo
Deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB). “Esta pressão está nos preocupando muito, temos tido muitos embates. A área política precisa de subsídios da área técnica para poder trabalhar. Precisamos mostrar aos políticos que, no fim, quem paga a conta é o produtor, e não a agroindústria.” Para o deputado, ao lidar com estas questões, é preciso tirar a ideologia e ser prático, além de ouvir o setor.
Ainda participaram do evento Paulo Armando de Oliveira, da Embrapa Suínos e Aves, Rodrigo Justus, da CNA e Sidney Almeira, do MAPA.

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo