Notícias

Reunião com grupo de mulheres trata sobre certificação de produtos orgânicos em Constantina

A Emater/RS-Ascar, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Constantina, está desenvolvendo um projeto de incentivo a produção orgânica com um grupo de mulheres de cinco municípios: Constantina, Liberato Salzano, São José das Missões, Engenho Velho e Rondinha. Na semana passada, o grupo se reuniu em Constantina para tratar sobre certificação de produtos orgânicos. A reunião foi conduzida pelo assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski.
“Esta foi a segunda reunião realizada para tratar da produção agroecológica. O grupo está analisando os sistemas participativos solidários de certificação, Organização de Controle Social (OCS) de venda direta ao consumidor e o Sistema Participativo de Garantia (SPG), através da Rede Ecovida, que permite utilizar o selo oficial de produtos orgânicos brasileiro”, explicou Carlos.
O assistente técnico da Emater/RS-Ascar apresentou ao grupo a proposta do sistema de Organização de Controle Social. Em junho, as mulheres visitarão produtores orgânicos em Alpestre para conhecer como funciona um Sistema Participativo de Garantia. Dessa forma, o grupo decidirá que sistema de certificação da produção orgânica pretende desenvolver, seguindo com os próximos passos para produção e comercialização de produtos orgânicos certificados, visando oferecer produtos saudáveis aos consumidores dos respectivos municípios e para a região.
Foi definido na reunião em Constantina que as famílias de agricultores devem decidir e manifestar o interesse em participar do projeto até 22 de maio. “Após definida a participação das famílias, os técnicos da Emater dos municípios envolvidos visitarão as propriedades rurais para avaliar a situação e as possibilidades básicas destas propriedades participarem da produção orgânica, analisando alguns aspectos, entre eles a localização e isolamento da propriedade em relação a lavouras vizinhas de grãos, estradas, disponibilidade de água, entre outras análises preliminares”, acrescentou Olczevski.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago