Categories: Notícias

Respostas para cinco dúvidas sobre a alimentação mais adequada para os felinos

Com tanta variedade de rações e petiscos para gatos no mercado, fica a dúvida de qual a mais adequada para seu felino. Existe rações diferentes para filhotes, adultos, idosos, raças diferentes e até terapêuticas ou antioxidantes, aquelas que auxiliam na não degeneração dos órgãos. Mas como escolher a melhor forma do peludo de alimentar para ele ter disposição para brincar bastante e para evitar doenças? O Pernambuco.cão fez uma lista com respostas das cinco dúvidas mais frequentes sobre alimentação dos gatinhos:

Gatos podem comer comida caseira?

Gatos são verdadeiramente carnívoros, diferente dos cães por exemplo, que precisam dos nutrientes de outros alimentos. Então, você pode fazer uma alimentação só com carne, sem precisar misturar com legumes ou com arroz, ou seja, pode variar entre carne vermelha, branca e peixe cozido ou cru. O importante é que a dieta de proteínas seja balanceada, se você tiver dúvidas, é melhor consultar um veterinário.

Ração substitui comida caseira?

Sim. As rações são feitas de forma balanceada com todos os nutrientes que os felinos precisam. Se você alimenta o gato com ração, o melhor é que não dê a ele alimentos por fora da dieta (como carnes) porque isto pode acarretar no desbalanceamento da dieta.Independentemente do tipo de alimentação oferecido ao gato, a tigela de água é indispensável.

Qual ração é a mais indicada para o meu felino?

Depende da idade, da raça e até mesmo das doenças do gatinho. As rações, sejam úmidas ou secas, específicas para algumas raças, contém nutrientes diferentes que proporcionam, por exemplo, uma pelagem mais bonita. Há também comidas para peludos com problemas cardíacos ou outros problemas de saúde. Então, para cada situação, a ração deve ser diferente.

É melhor ração úmida ou seca?

A diferença entre a ração úmida e a seca é a quantidade de água numa e noutra. A úmida tem cerca de 80% mais água, seja em lata ou em sachê, e é feita à base de carne e peixe, sais, gelatinas, vitaminas, açúcar, conservantes e cereais. É muito nutritiva e é uma ótima fonte de alimentação para os gatinhos. As secas são biscoitos feitos com peixe, carne, vitaminas e gorduras, nutritivas também, mas não devem ser a úniva fonte de alimento dos bichinhos. O ideal, caso você prefira a ração, é uma dieta que misture os dois tipos.

Se eu der ração úmida, precisa dar água também?

Com certeza. A ração úmida tem bastante água, mas não o suficiente para todo o dia dos felinos. O ideal é espalhar pratos com água nos locais onde o gato costuma passar o dia. Os gatos muitas vezes têm preguiça de ir até um pote beber água, deixando vários você o incentiva a beber mais água. A maioria dos gatos tem problemas urinários e renais na velhice, principalmente os da raça persa, devido a pouca água bebida.

 

Fonte: Pernambuco.cão

Revista Produz

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago