Representatividade dos ovos na granja em relação ao varejo melhora em maio

Após forte queda mensal no preço dos ovos ao produtor em abril, no mês de maio houve recuperação de quase 9%, permanecendo, entretanto, abaixo dos preços alcançados em fevereiro e março último. No ano houve cairá expressiva valorização que superou os 36%.
No varejo paulistano a dúzia de ovos sofreu nova queda mensal e recebeu o segundo menor preço dos primeiros cinco meses de 2016. Com isso, o índice de redução mensal ficou próximo de 3%. No ano houve aumento de 16,5%.
Com a melhor performance na comercialização dos ovos na granja houve melhora considerável na participação do produto em relação ao varejo. Passou de 37,9% em abril para 42,6% em maio. De toda forma, ainda permanece abaixo da participação verificada no bimestre fevereiro-março, acima de 44%. Em relação a maio do ano passado também houve boa recuperação pois lá, o índice de participação ficou em apenas 36,5%.
Por ora, os preços praticados na granja e no varejo sugerem que a representatividade dos ovos na granja deve permanecer acima dos 40% no mês de junho.
