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Repercute positivamente os resultados do prêmio cooperativa do ano

Repercute positivamente nos meios cooperativistas de SC, os resultados do Prêmio Cooperativa do Ano 2014, ocorridos na semana passada em Brasília. Três cooperativas catarinenses foram premiadas: a Coopercarga, em primeiro lugar na categoria “Cooperativa Cidadã”, a Fecoagro, em segundo lugar na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo e a Sicoob MaxiCrédito em terceiro lugar na mesma categoria.

Diversas entidades e cooperativas de SC manifestaram por e-mail os cumprimentos pela distinção aos catarinenses. A promoção foi da OCB e do Sescoop nacional, que através de uma comissão julgadora escolheu 21, das 185 cooperativas inscritas, de sete categorias, classificando os três primeiros lugares de cada categoria.

Os projetos de sc que foram premiados

Na categoria de Comunicação e Difusão do Cooperativismo os projetos premiados foram os seguintes, segundo relato do Informativo da OCB.

1º lugar – Sicredi vale do Piquiri:

Finanças com identidade jovem

O uso da tecnologia e de uma linguagem visual convidativa aos jovens é a principal característica do projeto realizado pelo Sicredi Vale do Piquiri ABCD. A ideia era buscar a adesão de novos associados entre 16 e 25 anos de idade para a conta Touch. As lideranças perceberam que o caminho para a perenidade do negócio seria conquistar esse público, que não fazia parte de uma instituição financeira, mostrando a filosofia do cooperativismo e os atrativos do ramo crédito.

Antes do projeto, cerca de 10% da população de 61,5 mil jovens dessa faixa etária na área de abrangência do Sicredi Vale do Piquiri tinham ligação com a cooperativa. Lançada em janeiro de 2014, com cinco meses de atuação esse percentual chegou a 13%, um ponto acima da meta estabelecida para todo o ano. Para garantir o sucesso da empreitada, a cooperativa formou uma equipe de atendimento específica para a conta Touch, produto Sicredi para a faixa etária. Uma van temática adesivada, distribuindo brindes e material informativo, levou a iniciativa a eventos cooperativistas ou com grande concentração de jovens. Houve ainda divulgação de vídeos sobre educação financeira, cidadania.

2º lugar a Fecoagro de sc:  

Pela sintonia do cooperativismo

No rádio, na TV e na internet, a Fecoagro mantém um amplo sistema de comunicação que difunde o cooperativismo e suas práticas. Iniciativa pioneira, na década de 1970, os programas de rádio hoje são retransmitidos por 68 emissoras, em 295 municípios de Santa Catarina, cuja população total é de 6,634 milhões de pessoas.

O programa televisivo Cooperativismo em Notícia é veiculado no Canal Rural, com exibição nacional; no SBT/SC, para todo o estado; e na TVCOM do Grupo RBS, para as cidades polos de SC. A TV COOP e a newsletter também estão disponíveis na web, assim como a área de notícias do site, para acesso no mundo todo. Tal capilaridade é apontada pela cooperativa como decisiva para o aumento do número de associados em Santa Catarina, segundo dados do Sistema Ocesc.

O rádio é o veículo que chega com mais facilidade às áreas rurais, onde os ramos agropecuário e crédito são mais fortes. Para garantir material jornalístico de qualidade e credibilidade, há uma troca contínua de informações com os comunicadores das cooperativas, que são fontes na produção de matérias. Em termos financeiros, destaca-se o apoio do Sescoop/SC, Sicoob-SC/RS, Sicredi e Aurora Alimentos.

3º lugar – Sicoob maxicrédito:

Para investir no futuro

Desenvolver nas crianças a responsabilidade pelo uso consciente do dinheiro, bem como a aprendizagem sobre cooperação, é a meta do projeto do Sicoob MaxiCrédito, que teve como alvo alunos do 1º ao 5º ano da rede de ensino dos municípios circunvizinhos a Chapecó. A equipe de execução do projeto partiu do princípio de que a educação financeira ainda não é uma prática comum à rede de ensino.

O projeto se tornou um estímulo não só para as crianças, mas também para os próprios professores, que se sentiram motivados a levar novos conceitos sobre economia para trabalhar em sala de aula. Uma forma de chamar a atenção das crianças sobre a importância de pensar no futuro foi distribuir cofrinhos.

Outro ponto que pode ser destacado é o estímulo à participação no orçamento familiar. As crianças passaram a ser chamadas a participar da lista de compras e a fazer economia, adotando comportamentos como apagar as luzes e fechar as torneiras quando não estiverem em uso, além de demorar menos tempo no banho e a analisar as reais necessidades do que desejam.

 

Fonte: Agrolink 

 

rsuser

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