O boi quando não é castrado precisa ingerir menor quantidade de energia para ganhar peso, a relação está entre gordura e proteína. Um animal castrado terá mais ganho de gordura de acordo com o ganho de peso, e menos ganho de massa muscular.
O ganho de gordura é bom, pois o tecido adiposo possui menos água que o tecido muscular, ou seja, o boi não castrado tem mais água no ganho de peso. Em média o tecido adiposo contém 80% de matéria seca e 20% de água; já o tecido muscular contém 30% de matéria seca e 70% de água. Assim, para cada quilo de tecido adiposo adquirido, na verdade serão 200gramas de água. Já no caso do animal não castrado, para cada quilo de musculatura ganha, serão 700gramas de água.
Existem vários fatores que devem ser observados na escolha entre castrar ou não os bovino para engorda, e cabe ao produtor identificá-los e fazer a escolha certa de acordo com a sua necessidade.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…