Categories: Notícias

Recorde cravado em Minas

Pesquisa da Conab confirma que o estado vai colher safra de 12,1 milhões de toneladas de grãos, a maior da história. Alta no estado será de 14,2% e no país vai se limitar a 1,9%, frente a 2011

Não há mais como voltar atrás. A safra recorde de grãos colhidos nas lavouras mineiras foi novamente confirmada pelo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume apurado, de 12,1 milhões de toneladas, equivale a um aumento de 14,2% em relação à safra anterior. Para o Brasil, a colheita de grãos da ordem de 166 milhões de toneladas confirma o crescimento de 1,9%.

O milho, principal grão cultivado no estado, registrou uma produção de 7,8 milhões de toneladas, volume recorde e 19,5% superior ao da safra passada. Assim como nas demais regiões de grande produção, em Minas Gerais houve aumento da área semeada, maior uso de tecnologia e clima favorável ao cultivo.

Para a soja está confirmada uma produção de 3,1 milhões de toneladas, volume 5% superior ao da safra anterior. Também essa cultura apresenta safra recorde no estado, enquanto o país terá uma redução de 11,9%.

De acordo com o estudo da Conab, a produção de sorgo também apresenta crescimento expressivo, com a confirmação de uma safra de 426,7 mil toneladas, volume 16% maior que o registrado no período anterior. Neste caso, a produção tem sido estimulada pelas crescentes vendas de sorgo para a indústria de ração, que usa o grão como complemento do milho na ração destinada aos suínos, aves e bovinos.

Outro produto das lavouras mineiras que apresenta crescimento expressivo confirmado na safra atual é o feijão. Segundo a Conab, a produção alcança 642,6 mil toneladas, volume 10,4% superior ao registrado na safra 2010/2011.

“Os dados confirmam a liderança de Minas Gerais na produção de grãos da Região Sudeste”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Ele observa que os resultados da safra mineira são superados apenas pelos estados do Centro-Oeste. De acordo com a previsão de Nascimento, a produção mineira deve continuar em expansão em 2013, com a possível superação do recorde atual.

Segundo o secretário, um dos produtos que deverão registrar acréscimo na colheita da próxima safra é a soja, como consequência da valorização principalmente no mercado externo. “A produção de outros grãos, como o feijão, o milho e o sorgo, também poderá ter expansão, devido às boas cotações no mercado interno”.

Um indicador que aponta para a permanência na trajetória da expansão da safra mineira de grãos é o volume de fertilizantes entregue aos consumidores entre janeiro e julho. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), as vendas no período alcançaram 14,4 milhões de toneladas, 3,5% a mais que o registrado no acumulado dos sete primeiros meses de 2011. “Para este ano, podemos fazer uma projeção, no Brasil, de entrega superior aos 28 milhões de toneladas de fertilizantes registrados no país no ano passado”, calcula Nascimento. Isso significa que os agricultores estão investindo mais nos cuidados com as lavouras e esperando resultados ainda melhores na produção.

Café em destaque O café produzido no Brasil na safra 2012 deve chegar a 50,48 milhões de sacas beneficiadas. O resultado é do terceiro levantamento realizado pela Conab. O volume representa um crescimento de 16,1%, na comparação com a safra anterior, que foi de 43,48 milhões de sacas de 60kg. O crescimento é atribuído ao ano de alta bienalidade e ao investimento realizado pelo produtor na lavoura. Confirmada a expectativa, esta será a maior safra produzida no país, superando até mesmo o recorde anterior de 48,48 milhões de sacas, do período 2002/2003. Em comparação com a safra de 2010, último ano de ciclo positivo, a produção é 4,96% maior.

O café da espécie arábica, com uma produção estimada em 37,95 milhões de sacas, representa em média 75,2% da produção nacional, e Minas Gerais permanece como o maior estado produtor, com um volume previsto de 26,63 milhões de sacas. Já o conilon, ou robusta, cuja produção é estimada em 12,54 milhões de sacas, média de 24,8% da produção cafeeira do país, tem no estado do Espírito Santo seu maior produtor, com uma colheita estimada em 9,71 milhões de sacas.

Fonte: Jornal Estado de Minas em 10/09/2012

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago