Categories: Notícias

Quarta Abertura Oficial da Colheita do Milho será sediada no município de Horizontina

As primeiras espigas da safra 2014/15 do Rio Grande do Sul serão colhidas por lideranças do setor agrícola na 4ª Abertura Oficial da Colheita de Milho. O evento, realizado pela Associação dos Produtores de Milho do estado (Apromilho-RS) e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) em parceria com a Prefeitura de Horizontina e o Governo do Rio Grande do Sul, será promovido nos próximos dias 15 e 16 de janeiro, em Horizontina (RS).

De acordo com Cláudio Luiz de Jesus, presidente da Apromilho-RS, a cerimônia, que marca o início da colheita do milho, tem como principal objetivo reforçar a importância da cultura para o Estado. Ele destaca que o evento vem se consolidando ao longo dos anos e que cerca de mil pessoas participarão desta edição. Na ocasião, estarão presentes representantes e autoridades do município e do Governo do Estado.

No primeiro dia do evento (15), será ministrada uma palestra pelo Sr. Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Abramilho. A apresentação terá como tema central a evolução da produção de milho no Brasil e como o País saiu da posição de importador para exportador do cereal, destacando a importância da adoção da tecnologia nesse processo.

A abertura oficial será realizada, dia 16, na Propriedade de Ademar Zappe. Segundo com o presidente da Apromilho-RS, o local foi escolhido porque além de Horizontina ser um dos maiores produtores do estado, a propriedade nos traz um exemplo de sistema de irrigação subterrânea que consome menos energia e água. “Queremos compartilhar com os demais produtores o uso de alta tecnologia aplicada a novos sistemas de irrigação para a lavoura de milho e a importância da prática para a estabilidade da produção”, complementa Cláudio.

O Rio Grande do Sul ocupou aproximadamente 850 mil hectares com milho na atual safra de verão. Estima-se que sejam colhidas entre 4,5 a 5 milhões de toneladas do cereal, no estado, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Para o prefeito, Nildo Hickmann, é com satisfação que o município receberá o evento. “Além de incentivar aos produtores locais, a abertura dará mais visibilidade para a colheita e destacará a importância da agricultura para a região”, explica Hickmann. Segundo o vice-prefeito, Dionir Bianchi, a abertura visa uma maior integração entre produtores e fornecedores para o desenvolvimento contínuo da cultura do milho. Ele ressalta: “Faremos a divulgação de novas tecnologias à disposição dos produtores, promoção da cadeia produtiva do milho e seu impacto na economia do Estado e do Brasil e a apresentação de produtos e serviços para o setor, incluindo linhas de crédito e formas de financiamento da atividade”.

 

Fonte: Revista Produz

 

 

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago