Categories: Notícias

Quanto o frigorífico obtém de receita com a venda do boi?

Por: Maria Gabriela Tonini

Respondendo à dúvida de um dos nossos leitores, vamos esclarecer como é composta a receita do frigorífico com a venda dos itens que compõem um boi gordo.

Depois de passar pelo processo industrial, o boi gordo é “desmontado” e toda a sua carne, miúdos, derivados e subprodutos são comercializados pelo frigorífico.

As indústrias que fazem desossa vendem os cortes da carne (alcatra, patinho, costela, etc.) além dos miúdos, subprodutos e derivados. Já frigoríficos que não realizam a desossa comercializam a carne em carcaça (traseiro, dianteiro e ponta de agulha – com osso), além dos miúdos e outros derivados do boi gordo.

Fora a carne, os derivados e subprodutos comercializados são: couro, sebo, miúdos (bucho, fígado, pulmão, rabo, língua, coração, baço, rins, testículos, miolo, intestino e garganta), derivados (óleo de mocotó, tendão, medula, cascos e chifres, mucosa de abomaso, pêlos e crinas, bile e cálculo biliar) e subprodutos (graxaria, farinha de carne, farinha de osso e farinha de sangue).

A Scot Consultoria acompanha rotineiramente a receita das indústrias com a venda de todos estes produtos derivados de um boi gordo. São os equivalentes.

Equivalente Scot Carcaça: indicador da receita obtida pelo frigorífico com a venda de carne com osso, couro, sebo e todos os miúdos, derivados e subprodutos bovinos. Representa o faturamento do frigorífico de mercado interno que não comercializa carne desossada.

Equivalente Scot Desossa: indicador da receita obtida pelo frigorífico com a venda de carne sem osso, couro, sebo e todos os miúdos, derivados e subprodutos bovinos. É o índice que representa o faturamento do frigorífico de mercado interno que realiza a desossa.

Os Equivalentes são calculados com base em preços públicos, mediante o levantamento de mercado da Scot Consultoria. A praça adotada como referência é São Paulo.

Observe a tabela 1.

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago