Durante a 31ª edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que se encerrou na quinta-feira (29/10), em Bento Gonçalves, o consultor técnico da área de armazenagem e aeração de grãos José Boaventura da Rosa Franco apontou os principais cuidados para a conquista da qualidade na armazenagem de grãos de milho e sorgo.
De acordo com Rosa Franco, há alguns anos imaginava-se que para fazer armazenamento era preciso que as unidades fossem grandes e que tivessem grandes capacidades.
?Isso tem uma série de desvantagens, embora por saco armazenado o custo do investimento seja baixo, na realidade o custo de fretes e logística para levar até essa unidade e depois tirar dela também é grande. Além do mais, é muito difícil preservar o produto em grandes quantidades. Não é possível controlar e fazer as práticas normais de aeração para resfriamento da massa de grãos. Silos de grande capacidade requerem ventiladores de grande potência, ou não se faz a aeração?, afirmou.
Para Rosa Franco, ?o produtor produz em grande quantidade depois, se ele não tem equipamento adequado para fazer uma boa armazenagem, ele começa a estragar o seu produto a partir do momento em que ele vai depositar no silo, seja por equipamentos inadequados, seja por equipamentos mal projetados?.
Ele disse que a grande maioria das pessoas que adquirem equipamentos não consultam pessoas que conheçam equipamentos para lhes dar as características que o equipamento deve conter, e tem muitas e muitas fábricas de equipamentos de todas as formas.
?O que é preciso fazer antes de entrar na secagem é percorrer os caminhos do grão, analisando desde a moega, colhendo amostras para avaliar o dano que um equipamento dessas produz. Quem fizer isso vai se surpreender com a quantidade de equipamentos que provocam danos ao grão. Isso afeta grandemente a qualidade do produto e as perdas de qualidade são enormes?, diz o especialista.
Conforme Rosa Franco, os equipamentos de qualidade são aqueles que vão nos garantir que vamos guardar aquele grão que você produziu com tanto sacrifício e carinho nas melhores condições para a finalidade a que se destina, para silagem úmida ou guardar o grão?, concluiu.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…