Categories: Notícias

Projeto Embrapa & Escola conta com diversos assuntos e grandes novidades para 2015

O Projeto Embrapa & Escola, oferecido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Brasil, tem por objetivo despertar a consciência da ciência, tecnologia e agricultura para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) já recebeu mais de 36 mil alunos desde sua implantação, em 1997. Os temas “território per capita, biocapacidade e contabilidade ambiental e o solo como fator ecológico” são as novidades para 2015. Ecologia é o estudo das relações entre organismos e o meio ambiente. As plantas que nos fornecem alimentos, fibras, madeiras e substâncias medicinais, dependem dos fatores ecológicos: clima, solo e biota (fauna e flora).

Este último fator inclui a atividade humana. Dentro desses princípios, o recurso ambiental solo será conceituado, mostrando-se não apenas as suas variabilidades quanto à composição e organização, mas também um conjunto de ilustrações (teórico-práticas) que facilitará o entendimento sobre as suas principais funções. Como síntese desse estudo, será destacado ainda a sua importância econômica e socioambiental.

Serão apresentados os conceitos básicos do tema, abordados com principal atenção à sua relação com a produção agropecuária. Os dados do Brasil são apresentados na forma de gráficos e mapas, com análise da dinâmica da agropecuária brasileira e como esse fenômeno está intimamente ligado ao tema em discussão. Estatísticas oficiais do IBGE são utilizadas e a forma de acesso a elas é descrita. Também serão oferecidos alguns conceitos de sensoriamento remoto agrícola.

Outro tema tratado é a floresta e a necessidade desse bioma para a produção de água, mais especificamente nas matas ciliares e nas reservas legais, necessárias e obrigatórias em todas as propriedades rurais, além da importância da arborização urbana. Busca despertar nos alunos o cuidado que eles devem ter com as árvores e a natureza. A polinização também faz parte do roteiro. Etapa básica para a reprodução das plantas e para a produção de alimentos, sementes e fibras, as abelhas são, na maioria dos casos, os principais polinizadores dessas plantas.

No Brasil, que abriga ¼ de todas as espécies de abelhas existentes no mundo (cerca de 5.000), os agricultores, de um modo geral, se beneficiam desse serviço oferecido pela natureza gratuitamente, garantindo a produção de frutos e sementes. Contudo, a quantidade e a diversidade de abelhas necessárias para uma polinização eficiente pode não estar adequada à produção agrícola devido, principalmente, a destruição do ambiente natural (que diminui a oferta de alimento para esses insetos e de locais para a construção de seus ninhos) e a aplicação de agrotóxicos (que afetam seu comportamento de polinização e/ou podem levá-las a morte).

Portanto, é fundamental que conheçamos essa enorme diversidade de abelhas existente em nosso país para garantirmos a sua conservação e, assim, assegurarmos a produção de alimentos necessária a nossa própria sobrevivência.

 

Fonte: Revista Produz

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago