Categories: Notícias

Projeto ABC Cerrado contrata consultores

Projeto ABC Cerrado, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) seleciona quatro especialistas em tecnologias de baixa emissão de carbono para atuarem como consultores do Projeto ABC Cerrado. Os interessados devem fornecer informações demonstrando que possuem as qualificações necessárias e experiência relevante para executar os serviços até o próximo dia 19. Os termos de referência com os detalhes de cada cargo estão disponíveis no endereço eletrônico www.senar.org.br/biblioteca/licitacoes. 

Será contratado um consultor para cada uma das seguintes tecnologias: florestas plantadas; integração lavoura-pecuária-floresta; recuperação de pastagens degradadas e sistema de plantio direto. 

Dentre outras atividades eles serão responsáveis pela elaboração de material didático e planos instrucionais, bem como a capacitação de instrutores, supervisores e técnicos de campo. 

A qualificação mínima para a execução dos serviços é graduação e pós-graduação em ciências agrárias ou áreas correlatas, com desejável formação na área de gestão de projetos. O candidato deve possuir ainda experiência mínima de 10 (dez) anos em trabalhos com a tecnologia para a qual pretende participar do processo de seleção. 

Projeto ABC Cerrado 

O Projeto Produção Sustentável em Áreas já Convertidas para o Uso Agropecuário (Projeto ABC Cerrado), executado conjuntamente pelo Mapa, Embrapa e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), tem o objetivo de capacitar produtores rurais e técnicos do bioma Cerrado nas tecnologias preconizadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), visando aumentar a área produzida sob sistemas sustentáveis de produção e diminuir a pressão sobre as florestas nativas, contribuindo assim para a redução da emissão de gases de efeito estufa. 

Até 2018 serão aportados US$ 10,62 milhões em recursos oriundos do Programa de Investimentos Florestais (FIP, na sigla em inglês) e administrados pelo Banco Mundial, para realização de cursos sobre recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto na palha e florestas plantadas a serem ministrados para produtores rurais localizados no bioma Cerrado. Adicionalmente, o projeto prevê a formação de prestadores de assistência técnica nessas tecnologias para assessoria a produtores selecionados. 

 

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago