Categories: Notícias

Programa de Agrovilas será prioridade na agenda da Agricultura para 2015

Programa Agrovilas será foco nas atividades da Secretaria Municipal de Agricultura. Em 2014 foi lançado o programa, com o objetivo de desenvolver em cada comunidade rural as respectivas demandas dos produtores. Segundo o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, muitas solicitações devem ser atendidas, procurando preservar ou garantir que as pessoas continuem morando no campo, pois apenas 2% da população de Uberaba mora na zona rural. “A intenção é oferecer condições para que fiquem”, argumenta.

No Programa Agrovilas, primeiramente é fundado um conselho, com membros da comunidade, vários setores, como escola, igreja, e os produtores e membros da associação de moradores. Esse grupo se reúne e levanta as principais demandas da comunidade, como nas áreas de Transporte, Saneamento básico, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e, principalmente, o arranjo produtivo, para melhorar o emprego e a renda e, diante do possível, atender as reivindicações.

“Queremos que estas famílias continuem no campo e, também, incentivar a migração de famílias da zona urbana para a zona rural. Sendo assim, dentro das propostas a serem atendidas nas comunidades rurais, estamos reativando na Palestina o Centro de Processamento de Carne; vamos fazer uma queijaria na Mata da Vida; será feita a cobertura do centro de eventos da Baixa; estamos construindo um abatedouro de frango caipira no São Basílio; enfim, estamos com projetos para várias unidades a serem concretizados em 2015”, ressaltou o secretário.

Vale lembrar que, recentemente, a Secretaria de Agricultura apresentou os primeiros resultados e as ações previstas no projeto-piloto do Programa Agrovilas. O evento foi realizado na comunidade rural da Capelinha do Barreiro, um dos locais onde está sendo desenvolvida a proposta, sendo que a maioria das melhorias já foi concluída, como investimento na produção de horticultura, ampliando a participação do produtor da agricultura familiar.

Além do Programa Agrovilas, Danilo destaca também como prioridades a criação de novos boxes na Ceasa, a reforma e revitalização do Mercado Municipal e a padronização das feiras livres. “São projetos demorados e precisamos buscar recursos, mas vamos trabalhar para que sejam implementados”, finalizou Danilo.

 

Por: Geórgia Santos

Fonte: JM Online

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago