Com clima favorável, colheita segue acelerada na região norte.
Maracaju, maior produtor de grão, colheu apenas 5% da área.
Circular do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) divulgada nesta quarta-feira (16), aponta que os produtores rurais de Mato Grosso do Sul já colheram cerca de 9% da área cultivada com milho safrinha no ciclo 2013/2014, que foi de 1,5 milhão de hectares.
Segundo o Siga, a colheita está mais adiantada no Centro-Norte do estado em razão das condições climáticas favoráveis. Na região a média de áreas já colhidas é de 11,5% do total, sendo os municípios que estão com maior percentual são Chapadão do Sul e Costa Rica, com 20%.
Já na região sul, onde o volume de chuvas foi maior, ainda não houve uma grande evolução dos trabalhos desde o início da colheita. Maracaju e Dourados, dois dos maiores produtores de grãos do estado, continuam com a mesma porcentagem de área colhida desde a semana passada, o equivalente a 5% da área de cada município.
De acordo com a circular, os município que estão mais adiantados na colheita no sul do estado são Amambaí, com 13%, Caarapó (12%) e Rio Brilhante (10%). Na média, a região tem 6,6% das áreas cultivadas já colhidas.
Por: Agrodebate
Fonte: Globo Rural
