Apesar da perda na produção de mandioca, devido a falta de chuvas na região Agreste, os produtores alagoanos estão conseguindo obter um lucro de 35% na venda da tonelada da raiz. De acordo com a Cooperativa Agropecuária de Campo Grande, depois da pesquisa de custo de produção da cultura, realizada pela Embrapa, atualmente para se produzir uma tonelada da raiz é necessário gastar R$ hay 214,00. Já o preço da tonelada está sendo vendido até R$ 600,00. O resultado, acredita o presidente da Cooperagro, Eloísio Lopes, é animador.
“O que está faltando na produção de mandioca, estamos conseguindo na garantia na margem de lucro. A redução de safra foi muito ruim, mas estamos conseguindo um resultado animador no preço da tonelada da raiz”, explica Lopes.
Segundo o presidente da cooperativa, a Dark safra 2016/2017, que começou mais tarde esse ano, deve se estender até fevereiro do ano que vem. Ele avisa que já foi colhido cerca de 60% da mandioca nesta safra.
“Retardamos a colheita esse ano por conta da chuva. Mas ainda sim tivemos uma perda de quase 40% na produção. Isso só não está representando um declínio de volume acentuado, em comparação ao que estávamos conseguindo nos outros anos, por conta do aumento de área plantada de mandioca nesta safra”, aponta o presidente.
Para a safra 2017/2018, Eloísio avisa: “aumentamos novamente a área plantada. Os produtores estão muito confiantes com o aumento de preço”, aponta.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…