Categories: Notícias

Produtividade do algodão é boa, mas os preços preocupam em MT

Essa semana, a arroba, em Campo Verde, não passou de R$ 52,30.

Estoques mundiais estão abastecidos e não há perspectiva de recuperação. A colheita do algodão está na reta final em Mato Grosso e apesar de alguns problemas com o excesso de chuva, a produção deve superar a da safra passada.

O maquinário trabalha firme para conseguir finalizar logo a colheita do algodão. Quase tudo já está separado em fardos em uma fazenda que fica em Campo Verde e de acordo com engenheiro agrônomo Silvio Reino, o serviço deve ser concluído nos próximos dias. A fazenda retrata bem o cenário da colheita do algodão em Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), já foram colhidos quase 90% de tudo o que foi cultivado, ou seja, cerca de 560 mil hectares.

Neste mesmo período do ano passado, o trabalho no campo já havia sido concluído, mas a chuva atípica deste ano atrasou a colheita e prejudicou também a qualidade da pluma. Mesmo assim, a estimativa é de que sejam colhidas, ao todo, mais de 967 mil toneladas de algodão em pluma, 40% a mais do que na safra passada.

A produção da fazenda vai para uma usina, também em Campo Verde, que beneficia algodão de vários agricultores da região. Este ano, serão beneficiadas 16 mil toneladas de pluma, metade já está pronta para ser levada para as fiações, mas com o atraso na colheita, a indústria vai ter que funcionar até novembro, ou seja, um mês a mais do que nos anos anteriores.

Essa semana, a arroba, em Campo Verde, não passou de R$ 52,30 e como os estoques mundiais estão abastecidos, não há perspectiva, por enquanto, de recuperação nos preços e as estratégias já começam a ser definidas. “O que a gente tem feito é reduzir um pouco os custos e a área também, em torno de 20%”, diz o agricultor Diorginis Seron.

A queda nos preços também prejudica a comercialização em Mato Grosso. Até o final de agosto, 69% da produção de algodão em pluma havia sido vendida.

 

Fonte: Globo Rural

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago